Cecan

DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM E DO ENFERMEIRO

Anjos do Cecan

O sorriso, o cuidado e a atenção durante o tratamento contra o câncer são comuns a todos os profissionais do CECAN; mas uma equipe em especial é chamada pelos pacientes de “anjos”. São as enfermeiras especializadas em oncologia que estão ao lado deles na rotina assistencial por meio da administração de medicamentos, que em alguns casos pode levar horas.

É por isso que, neste 12 de maio, quando se comemora o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, o CECAN homenageia as nove colaboradoras que honram a profissão e inspiram pessoas a trilharem o caminho do cuidado com o outro.

A equipe é constituída pela gestora da Unidade de Oncologia, enfermeira Andréia Dias Klefenz, pela coordenadora do Departamento de Enfermagem, Ana Lúcia Souza, pelas as supervisoras Andressa Rocha Jeremias e Maria Eulália de Jesus Neta, pelas enfermeiras assistenciais Anita Domingos Petito Vieira e Eliane Eurene Fernandes da Silva, e pelas técnicas de enfermagem Bruna Aparecida dos Santos, Juliana Aparecida das Dores e Viviane Carneiro de Souza.

“Essa profissão é como um chamado. Um talento que se aprimora com estudo e especializações, mas que vem da necessidade de enxergar o outro de uma maneira diferente e de cuidar dele de forma integral”, disse Andréia. Esse olhar diferenciado faz com que, no CECAN, todas as enfermeiras sejam especializadas em oncologia. O serviço concede, inclusive, incentivo para que as qualificações sejam constantes à equipe, que atua também participando ativamente dos grupos de apoio aos pacientes para encontros, palestras e orientações.

Andréia exerce a profissão há 20 anos e destaca a nobreza e a dedicação da profissão que escolheu. “O amor é a base de tudo e, na oncologia, ele é complementado pelo compromisso de levar esperança aos pacientes”, disse. Segundo ela, a proposta é que eles se tratem, recebam os cuidados necessários e alcancem a cura. Ela revela que a equipe trabalha para lidar com as frustrações, as dificuldades e os medos decorrentes da doença, mostrando que a vida não se encerra com o diagnóstico de câncer. “O resultado positivo dá início à luta contra a doença e, neste contexto, concedemos apoio para o paciente possa viver da melhor maneira possível”, afirmou.