Cecan

10.06 – Dia da Faturista

Elas atuam para que nada impeça o tratamento do paciente com câncer

Nilva Cristina Fornazaro Beraldo

Elas não lidam com a assistência direta ao paciente, a exemplo das equipes de médicos e enfermeiras, mas dos bastidores, cuidam de todo o processo burocrático para viabilização do tratamento proposto pelos médicos aos mais de 1.200 novos casos de câncer que dão entrada a cada ano no CECAN (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba).

Conscientes da importância do trabalho que executam, as faturistas Daniela Della Valle Gonçalves, Nilva Cristina Fornazaro Beraldo e Eridenia do Nascimento Melo , analisam o faturamento de contas médicas; conferem as contas dos pacientes, acompanham recursos de glosas, realizam fechamento de guias e emitem notas fiscais, contribuindo para o controle financeiro da empresa.

Eridenia do Nascimento Melo

“Entramos em ação assim que o médico realiza a primeira consulta e libera o paciente para tratamento”, revelam. A partir daí elas têm, então, a responsabilidade de inserir o pedido no sistema das operadoras para liberação e início do tratamento, cuidando para que todos os pedidos subsequentes sejam autorizados e liberados de acordo com a necessidade e urgência estabelecidas.

Daniela Della Valle Gonçalves

Elas atuam também junto ao Setor de Farmácia do CECAN, conduzindo o processo de compra dos medicamentos necessários aos tratamentos realizados pela Unidade por meio da quimioterapia e da hormonioterapia. “O processo se repete a cada sessão, que exige novas solicitações, novos documentos e novas inserções no sistema para que novas autorizações sejam emitidas, alimentando novo pedido para continuidade do tratamento”, contam.

Felizes com a profissão na qual escolheram trabalhar, Daniela, Nilva e Eridenia revelam que, por detrás de toda a burocracia necessária à gestão financeira da empresa, há um lado humano da profissão que pulsa latente no coração das faturistas, quando elas passam a conhecer o perfil e as necessidades de cada paciente. “Lutamos diariamente por eles, para que o tratamento transcorra com eficiência e agilidade”, afirmam.