Mulheres em tratamento contra o câncer no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba serão prestigiadas com um curso de automaquiagem, a partir das 10 horas desta sexta-feira, 7 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação foi organizada pela Comissão de Eventos do CECAN e a ação terá à frente a equipe de profissionais da Unidade Nova Atitude, da Diretora Mary Kay Ivonete Oharomari.
“Estimular e promover a autoestima da mulher é um aspecto importante ao enfrentamento do câncer”, justificou, ressaltando a importância da imagem que transmitimos, sobretudo a nós mesmos.
Segundo a máster coach Ivonete Oharomari, a proposta é aproveitar a data para lembrar as mulheres que a luta vivenciada pelo sexo feminino é diária e permanente, porque vai além das conquistas pelo mercado de trabalho e igualdade de direitos, para focar também na superação pessoal que a mulher vivencia a cada problema resolvido, a cada solução encontrada durante as várias fases e etapas de seu dia.
Para Oharomari, esse cenário é ainda mais complexo para a mulher portadora de câncer que, além das adversidades inerentes à vida, precisam se estruturar para enfrentar todos os aspectos do câncer: o recebimento do diagnóstico, a aceitação da doença, a reestruturação familiar, o início do tratamento, os efeitos colaterais e até mesmo o preconceito.
“Pode parecer estranho, mas quando a mulher aprende a se auto maquiar, por exemplo, ela adquire algumas habilidades importantes no sentido de mostrar o quanto ela é capaz de se apropriar daquele conhecimento e utilizá-lo em seu próprio benefício, para ficar ainda mais bonita e, consequentemente, sentir-se melhor consigo mesma e com o outro”, disse Oharomari, reforçando que isso pode fazer toda diferença na vida das pessoas. “Não se trata de aprender a se auto maquiar, mas de compreender do que você é capaz”, disse.
A nutricionista do CECAN, Pedrita Scarazati Soave, organizadora do evento, lembrou que além da automaquiagem na sexta, o CECAN volta à cena na segunda-feira, 10 de março, oferecendo QuickMassag a mulheres em tratamento, das 9h às 12h, com a voluntária Mirian Volpato; e serviços de corte de cabelo, esmaltação de unhas e maquiagem, com a equipe Ronaldo Cabeleireiro.
“Tudo para proporcionar bem-estar e valorização às mulheres internadas e atendidas pela unidade oncológica”, disse.