Cecan

Corpo de Bombeiros doa 300 caixas de gelatina ao CECAN

Produto é resultado da Campanha Gelatina Vermelha, direcionada a hospitais que tratam pacientes com câncer

CECAN foi uma das organizações de saúde beneficiadas com a iniciativa do Corpo de Bombeiros

Sabia que a gelatina vermelha pode fazer a diferença na vida de pacientes com câncer?

Segundo o médico oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, por causa do tratamento de radioterapia ou quimioterapia, podem surgir feridas na boca e no estômago, comprometendo o paladar do paciente.

“Quando isso acontece, a gelatina vermelha ajuda a promover alívio, frescor e bem estar”, explicou o médico, ao agradecer o Comando do Corpo de Bombeiros do Interior 1 (CBI-1) pela recente doação de 300 caixas de gelatina vermelha à unidade oncológica que, todos os dias, recebe mais de 300 pacientes em tratamento.

O produto é fruto da Campanha Gelatina Vermelha, iniciativa solidária do Corpo de Bombeiros que visa arrecadar gelatinas para doação a hospitais de referência que tratam pacientes oncológicos nas regiões de Piracicaba, Campinas, Sorocaba e Jundiaí. “A gelatina vermelha é uma opção de alimento de fácil ingestão que ajuda a nutrir e hidratar esses pacientes, que podem apresentar dificuldades em consumir alimentos sólidos durante o tratamento”, disse. 

Medina revela que, devido à suas propriedades, a gelatina é bastante utilizada em hospitais, pois ela melhora a secreção e mucosa estomacal e pode funcionar como tratamento para alergias e intolerâncias alimentares, oferecendo ainda benefícios para os ossos, articulações e até mesmo na qualidade do sono. “A alta concentração de colágeno na gelatina acelera o processo de cicatrização, sendo um complemento eficaz em tratamentos pós-cirúrgicos e de lesões cutâneas”, esclareceu.

Além disso, segundo o oncologista, a Campanha também promove a solidariedade e o cuidado com o próximo, envolvendo escolas e a comunidade na arrecadação de gelatinas. “Basta levar a sua doação de gelatina vermelha para a estação de bombeiros mais próxima e participar da ação”, lembrou Fernando Medina.