Cecan

Lula participa de evento on-line no CECAN da Santa Casa para lançamento de programa nacional

Iniciativa reconhece protagonismo da Unidade Oncológica de Piracicaba para o fortalecimento da atenção primária à saúde e melhoria do acesso a serviços especializados

Autoridades e convidados serão recepcionados pelos oncologistas André Moraes, Fernando Medina e Mary da Silva Thereza, diretores do CECAN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará o Plano Nacional de Expansão de Radioterapia no SUS nesta sexta-feira (30/05), às 11h, em evento virtual transmitido de São Paulo. O CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba integra a cerimônia como um dos seis pontos de recepção no País.

O secretário adjunto de Atenção Especializada em Saúde, Nilton Pereira, participará do evento na Unidade de Radioterapia do CECAN, representando o governo federal. Além de Piracicaba, as cidades de Andaraí (RJ), Bauru (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Teresina (PI) também receberão a transmissão. A iniciativa pretende expandir os serviços de radioterapia disponíveis no Sistema Único de Saúde.

“Estamos honrados por termos sido escolhidos pelo Ministério da Saúde como uma das referências nacionais para o lançamento do programa, iniciativa de grande importância para a saúde em nosso País”, disse o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN, lembrando que, em 2011, o presidente Lula tratou um câncer de laringe, o que certamente amplia sua atenção com a assistência oncológica no Brasil.

Ele conta que o reconhecimento do governo federal se deve ao avanço tecnológico efetuado pelo CECAN com a aquisição de um moderno acelerador linear, da Electa Infinity, para oferecer radioterapia de intensidade modulada (IMRT), radioterapia guiada por imagem (IGRT) e radiocirurgia. “A aquisição deste moderníssimo equipamento contou com apoio do Ministério da Saúde que, agora, retorna a Piracicaba em reconhecimento à rápida e eficiente implementação do equipamento que já trata, de maneira extensiva, mais de 60 pacientes, dia”, disse Medina.

Segundo ele, o novo espaço é um marco significativo para a oncologia praticada em Piracicaba e região e reforça o compromisso do CECAN com uma assistência cada vez mais moderna e eficaz no combate ao câncer. O diferencial está na capacidade do equipamento em oferecer a avançada técnica de IMRT para distribuição mais precisa da radiação, concentrando-a no tumor e minimizando os efeitos colaterais nos tecidos saudáveis ao redor. “Ela utiliza feixes de radiação de intensidades variadas para entregar doses específicas em diferentes áreas do tumor, moldando-se à forma tridimensional do tumor”, explica o oncologista.

Ele aponta ainda a técnica de radioterapia IGRT, que utiliza imagens de tomografia computadorizada, raio-X ou ultrassom para melhorar a precisão do tratamento, especialmente em tumores que se movem ou que estão em áreas próximas a estruturas sensíveis. “Essa técnica permite ajustar a dose de radiação durante o tratamento, minimizando a exposição de tecidos saudáveis e aumentando a eficácia no tratamento de tumores”, disse Medina. 

O equipamento também permite a realização de radiocirurgia, conhecida como radioterapia estereotáxica de dose única, que é uma técnica de tratamento não invasiva que utiliza radiação para destruir tumores e malformações arteriovenosas, principalmente no cérebro e no sistema nervoso central, sem a necessidade de cirurgia convencional. “Um avanço extraordinário no tratamento do câncer”, considerou o oncologista.

Ao falar da importância do reconhecimento do Ministério da Saúde, que classificou o trabalho do CECAN como exemplar, ágil e pioneiro, Medina dedicou o resultado à atuação da equipe, “cujo profissionalismo, eficiência e atendimento humanizado, fazem a diferença na vida dos pacientes”. Ele lembra que, no CECAN, 75% dos pacientes são atendidos pelo SUS- Sistema Único de Saúde, o que demonstra a relevância da instituição, que é referência regional para assistência oncológica e está sempre de portas abertas para receber os pacientes do SUS. “Para isso, atendemos em três turnos, de forma a não atrasar nem comprometer o tratamento, conforme impõe o diagnóstico de câncer”, disse.

Para o provedor da Santa Casa de Piracicaba, Alexandre Valvano Neto, a combinação desta nova tecnologia com a dedicação incansável da equipe, tem resultado em um impacto profundo na qualidade e na eficácia do tratamento oncológico oferecido pelo CECAN; pois o acesso a terapias mais precisas e avançadas aumentam em muito as chances de recuperação do paciente e melhora de sua qualidade de vida.

“Agora, vamos testemunhar de perto o impacto positivo da nova tecnologia e os esforços contínuos do CECAN em prol da saúde da população. Será um momento único e especial”, concluiu o provedor.