Autoridades entraram em link ao vivo com o governo federal e outras cinco cidades
O CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba foi um dos seis serviços nacionais escolhidos pelo governo federal para o lançamento oficial do programa “Aqui Tem Especialistas”, uma parceria da União com estados e municípios para ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias e reduzir o tempo de espera no SUS- Sistema Único de Saúde. Além de Piracicaba, também foram contempladas as cidades de Andaraí (RJ), Bauru (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
A entrega simbólica dos equipamentos foi feita na manhã desta sexta-feira, 30, de forma remota de Brasília, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que pretende entregar mais 121 aceleradores lineares até 2026.
A iniciativa prevê investimentos em telessaúde e modernos equipamentos para radioterapia, de forma a consolidar a maior rede pública de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer. Neste cenário, o CECAN foi contemplado com um avançado acelerador linear para oferecer radioterapia de intensidademodulada (IMRT), radioterapia guiada por imagem (IGRT) e radiocirurgia.
O provimento e a formação dos profissionais são outra frente do programa, com expectativa de ampliar em 3.500 o número de profissionais especializados com foco em áreas prioritárias, sendo 500 vagas para o Mais Médicos Especialistas.
Segundo o ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, que participou da solenidade no CECAN representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a iniciativa permitirá a participação de toda a estrutura de saúde do País, seja ela pública ou privada; prevendo ainda a extensão de turnos, mutirões e carretas para regiões desassistidas, aumentando a capacidade de atendimento nas redes locais. “A expectativa, com os novos mecanismos, é reduzir o tempo de espera dos pacientes, um gargalo histórico e que se agravou com a pandemia”, disse.
O ministro revela que, para a expansão da oferta de serviços especializados, o programa prevê o credenciamento de clínicas, hospitais filantrópicos e privados para atendimento de pacientes do SUS com foco em seis áreas prioritárias – oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. “A contratação será feita pelos estados e municípios, ou de maneira complementar pela AgSUS e Grupo Hospitalar Conceição”, explicou.
O secretário adjunto de Atenção Especializada em Saúde, Nilton Pereira, também esteve em Piracicaba e lembrou que o programa estabelece ainda que hospitais privados e filantrópicos realizem consultas, exames e cirurgias de pacientes do SUS como contrapartida para sanar dívidas junto à União. “Da mesma forma, os planos de saúde poderão ressarcir os valores aos SUS por meio de atendimento”, complementou.
Ele revela que a estratégia é aproveitar ao máximo a capacidade da rede pública de saúde, com a realização de mutirões e ampliação dos turnos de atendimento em unidades federais, estaduais e municipais, expandindo em até 30% os atendimentos em policlínicas, UPAS, ambulatórios e salas de cirurgias por todo o Brasil.
Ao agradecer a parceria com o governo federal, o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN, lembra que, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, os custos com câncer aumentam em 37% por agravamento devido à desassistência. “O país ainda precisa aumentar em mais de 60% as biópsias para o câncer de mama”, revelou. Soma-se a este cenário a distribuição desigual dos médicos especialistas no Brasil, uma vez que a Demografia Médica 2025 aponta que esses profissionais estão concentrados no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro e na rede privada, e que apenas 10% deles atendem exclusivamente ao SUS.
Para o provedor da Santa Casa de Piracicaba, Alexandre Valvano Neto, a combinação desta nova tecnologia em radioterapia com a dedicação incansável da equipe, tem resultado em um impacto profundo na qualidade e na eficácia do tratamento oncológico oferecido pelo CECAN; pois o acesso a terapias mais precisas e avançadas aumentam em muito as chances de recuperação do paciente e melhora de sua qualidade de vida.
Segundo ele, o novo equipamento de radipoterapia no CECAN é um marco significativo para a oncologia praticada em Piracicaba e região e reforça o compromisso da Santa Casa com uma assistência cada vez mais moderna e eficaz no combate ao câncer. “Com o novo equipamento, o CECAN dobrou o atendimento de radioterapia que, agora, atende a 120 pacientes/dia”, finalizou, enaltecendo o empenho do vice-provedor João Orlando Pavão em mais esta conquista.
A deputada estadual Professora Bebel, o prefeito Helinho Zanata e o vice-prefeito Sergio Pacheco Jr também compuseram a mesa de honra do evento, prestigiado por diversas autoridades de Piracicaba e região.