Cecan | Centro do câncer Santa Casa de Piracicaba

Estrutura

Recepção

Desde a recepção, o paciente do Cecan já se sente acolhido. À sua disposição estão recepcionistas eficientes, prontas para ajudá-lo e encaminhá-lo o mais rapidamente possível ao setor responsável. O paciente pode usufruir de um amplo e agradável espaço, para aguardar sua consulta com tranquilidade e conforto.

Consultórios

São cinco ambulatórios para consultas, adaptáveis para exames ginecológicos, de cabeça e pescoço, entre outros.

Sala de Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos específicos para a destruição de células tumorais. Esses medicamentos atingem as células malignas em todo o organismo a fim de diminuir ou cessar a atividade tumoral. Para garantir a eficácia do tratamento, o Cecan conta com uma equipe de enfermagem especializada e apta para dar assistência integral e humanizada aos pacientes em quimioterapia. Essa equipe está preparada para administrar os quimioterápicos de maneira segura e eficaz, bem como para o suporte e manejo dos efeitos colaterais e para esclarecer dúvidas durante tratamento, garantindo uma assistência de enfermagem qualificada.
A quimioterapia do Cecan está equipada com 26 poltronas reclináveis especiais para a quimioterapia, dois leitos para pacientes que necessitam de cuidados especiais, como aplicação de medicamentos intramusculares, subcutâneos e intravesicais.
Nossos pacientes passam por um processo denominado Sistematização da Assistência de Enfermagem, no qual a enfermeira da unidade realiza uma consulta de enfermagem inicial e acompanha os pacientes durante todo o período do tratamento.

Sala de Radioterapia

Cerca de 60% dos pacientes portadores de câncer necessitam de radioterapia em alguma fase de seu tratamento. No Cecan, os pacientes contam com os mais modernos equipamentos para o tratamento de tumores. A localização exata do tumor é detectada por tomografia computadorizada e os resultados desse exame servem de ponto de partida para o tratamento no acelerador linear de partículas. Esse equipamento é adequado tanto ao tratamento de tumores profundos (como os de pulmão e de próstata) quanto de tumores superficiais (como os de pele). A utilização de sistemas de planejamento computadorizado possibilita um tratamento mais seguro, com ação mais intensa e localizada da radiação na região doente, e com menor comprometimento de órgãos sadios ao seu redor.