Cecan

Equipe de apoio

No CECAN, o tratamento do câncer é personalizado e o paciente é acompanhado por equipe multidisciplinar que, além de médicos oncologistas e radio-oncologistas (radioterapeutas), reúne físico médico, dosimetristas, técnico de radiologia, técnico de radioterapia, enfermeiras oncológicas, psicóloga e assistente social.

Físico Médico:

O físico médico trabalha em parceria com o radioterapeuta no planejamento do tratamento radioterápico de cada paciente. Ele determina os melhores ângulos de incidência dos feixes de radiação, localiza o volume alvo do tumor a ser irradiado, confecciona as curvas de distribuição de dose, executa os cálculos da dose determinada pelo radioterapeuta e determina o tempo de cada tratamento, minimizando os efeitos da radiação sobre os tecidos normais adjacentes. O físico médico também tem uma relação estreita com o dosimetrista, orientando-o quanto ao posicionamento diário do paciente, bem como o uso de acessórios especiais.


Técnico Dosimetrista:

O técnico dosimetrista é o responsável por levar tudo que foi cuidadosamente planejado ao técnico, permitindo o sucesso do tratamento. Por isso, ele trabalha em estreita colaboração com o oncologista e com o físico médico no planejamento do tratamento de cada paciente, tornando-se o elo entre o setor de planejamento, a sala de moldes e o técnico que executa o tratamento no dia a dia.


Técnico em Radioterapia:

O técnico de radioterapia é aquele que opera os equipamentos de radioterapia, executando o tratamento orientado pelo dosimetrista. Ele posiciona diariamente o paciente de acordo com a especificidade de cada caso, garantindo o sucesso do tratamento planejado. Para isso, semanalmente, ele faz a verificação de imagens junto ao radioterapeuta para confirmação do posicionamento; processo que conta com o apoio também do físico médico.