Cecan

Grupo Amigas da Onça

Show de superação: elas levam alento, fé e esperança diante do diagnóstico positivo de câncer

Um grupo formado por mais de 30 mulheres que transformaram a dor inicial provocada pelo câncer em força, graça, beleza e música, levando mensagens de superação para que outras mulheres também possam encontrar alento, fé e esperança diante do diagnóstico positivo de câncer.

Com esta proposta, o grupo Amigas da Onça, formado por pacientes e ex-pacientes do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba elegeu o bom humor e o companheirismo como valores imprescindíveis à caminhada que teve início em 2014.

“Tudo começou a partir do Grupo de Artesanato, instituído pelo CECAN em 2012 como ferramenta de união, integração e acolhimento ao paciente com câncer”, conta a psicóloga Pedrilha de Goes Baggi, coordenadora da proposta.

O nome do grupo deriva da imagem da onça pintada e simboliza a força que mantém essas mulheres juntas e unidas pelo propósito maior de enfrentar e vencer o câncer. Lenços e outros acessórios com as manchas da onça foram se agregando ao figurino do grupo que, a partir do artesanato, passou a compor paródias com letras musicais que expressam sentimentos e enviam mensagens preventivas.

Com esta nova roupagem, o grupo passou a se reunir também durante aniversários, chás da tarde, pizzadas ou visitas àquela “onça” que não se encontra em seus melhores dias. “Levamos amor, força e fé por meio de momentos de descontração e, ao mesmo tempo, de profundas reflexões sobre o câncer e sobre o que realmente importa nesta vida”, disse Pedrilha.

Elas cantam, dançam e reverenciam a vida

Recentemente, com a proposta de ampliar o movimento de conscientização da prevenção do câncer de mama, o grupo Amigas da Onça elaborou um vídeo para cantar, dançar e reverenciar a vida, enquanto transmitem mensagens sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e cura do câncer.

Foi assim que, logo depois de receber o diagnóstico de câncer, a onça Valéria Lize Francisco escreveu, ao lado de outras onças, uma letra musical baseada na canção de título “Hoje”, da cantora Ludmila, em que chama a atenção para o autoexame das mamas.

Com o lema “o câncer nos une e a amizade nos fortalece”, o grupo ganha ainda mais força e visibilidade em outubro, conhecido mundialmente como o mês da prevenção do câncer de mama. Especialmente, neste mês, as “onças” dão seus depoimentos para expor e compartilhar histórias de superação, levando alento e promovendo a auto estima de mulheres que vivenciam experiências semelhantes.