Cecan

Artesanato no Cecan

A gente ajuda você a vencer o câncer!

Se você acredita no artesanato como fortalecedor de vínculos entre mulheres em tratamento do câncer, junte-se a nós!

 

 

O Grupo de Artesanato do CECAN (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) foi instituído em março de 2012 para proporcionar às mulheres com câncer um espaço em que elas pudessem compartilhar de forma espontânea a experiência de receber um diagnóstico de câncer, que quase sempre vem acompanhado dos estigmas que a doença carrega.

“Percebemos que, juntas e convictas de que todas enfrentam as mesmas barreiras e dificuldades, é mais fácil falar e compartilhar experiências que tragam expectativa de superação e vida, em um momento em que a doença assusta e leva à reflexão sobre a morte”, disse a psicóloga do CECAN, Pedrilha de Goes Baggi, coordenadora e uma das fundadoras do Grupo.

Ela lembra que, no início, os encontros ocorriam nas dependências do CECAN. Com o apoio da Santa Casa, as reuniões passaram a ocorrer uma vez ao mês na área de lazer do Hospital, praticamente ao lado do CECAN. “Lá, o artesanato se estabeleceu de fato como mediador entre as mulheres em tratamento do câncer”, disse Pedrilha.

Segundo ela, com o tempo, o clima de companheirismo e ajuda mútua que surgiu entre as mulheres por meio do artesanato proporcionou vínculos fortalecidos de amizade e o grupo, então, foi ganhando espaço e identidade, ampliando as ações voltadas à melhor compreensão do câncer para atitudes cada vez mais precoces e efetivas no combate à doença. “A palavra de ordem que o grupo quer ecoar pelos quatro cantos é prevenção”, disse Pedrilha.

 

        

Veja matéria publicada no jornal Gazeta de Piracicaba em 16.08.2017