Cecan

DIA NACIONAL DO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Cuidado essencial

Não há dúvida de que limpeza e organização deixam os ambientes mais aconchegantes. Em unidades de saúde, como o CECAN, entretanto, este aspecto contribui também para a segurança dos pacientes, familiares e colaboradores. Afinal, durante todo o tratamento do câncer, eles vão precisar de espaços higienizados com produtos próprios, tendo-se em vista que as boas práticas em higiene hospitalar e técnicas corretas de limpeza evitam contaminações e a disseminação de infecções.

Uma responsabilidade e tanto para o Setor de Higiene do CECAN, composto por profissionais permanentemente qualificados para que o processo de higienização da Unidade seja especializado e ocorra dentro das determinações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Integram essa equipe as auxiliares de serviços gerais Vandete Rodrigues Santos, Angélica Duarte de Arruda, Leni Aparecida Sanches, Rita Coelho e Nair Souza Nascimento.

A rotina diária dessas mulheres começa cedo, às 6h, antes da Unidade abrir, às 7H30. A logística de trabalho segue a uma dinâmica estabelecida para que o fluxo da assistência ao paciente não seja comprometido. A primeira missão ocorre antes do início do expediente, quando uma funcionária é direcionada para higienizar a Radioterapia e todos os seus anexos que, semanalmente, passam por limpeza terminal para a higienização também de chão, teto e parede.

Depois, a partir das 9h, chega a outra parte da equipe, que executa os serviços de manutenção da limpeza diária de todo o complexo oncológico enquanto ele está sendo utilizado pelas mais de 400 pessoas que passam diariamente pelo CECAN, entre pacientes, familiares e colaboradores.

Após o encerramento do atendimento na Radioterapia, por volta das 21h30, a equipe dá continuidade à higienização da Unidade de Quimioterapia, consultórios médicos e salas de atendimento.

A limpeza da Farmácia também demanda cuidados especiais, exigindo da equipe capacitação específica e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com base no que é exigido pela NR32 para o asseio do local onde são preparados os medicamentos administrados nos pacientes.

“Gostamos de cuidar do Cecan; os pacientes vêm em busca de tratamento e a limpeza é o ponto inicial do atendimento”, afirmam as auxiliares, orgulhosas por deixarem tudo limpinho e organizado. Uma contribuição e tanto!!

 

Manutenção

O CECAN conta também com o apoio do oficial de manutenção predial Joel Mariano. Há 12 anos na Instituição, ele tem conhecimento para resolver todos os problemas que surgem, quase como um personagem de uma série famosa de TV da década de 80, mas ao invés de improvisar, conserta tudo com muito profissionalismo.

Atua como técnico em manutenção predial, assistente, encanador, jardineiro e já se acostumou a não ter uma rotina fixa. “A emergência sempre é atendida em primeiro lugar. Se eu estiver em um conserto e acontecer algo que eu preciso agir rápido, como uma torneira que começa a vazar, paro tudo, arrumo e depois retomo o que estava fazendo”, contou.

Para ele, que começou a trabalhar na roça aos 10 anos, o segredo em qualquer atividade é o trabalho em equipe, a amizade. “Todos os funcionários são amigos e nosso lema aqui no CECAN é um por todos e todos por um”, afirmou.