Cecan

Sábado Sem Câncer

Para tratar devidamente cada caso, o CECAN desenvolve mais do que critérios médicos e científicos. A Unidade investe também na medicina preventiva com forte apelo social.

Foram iniciativas pioneiras que, ainda em julho de 97, resultaram na realização da primeira campanha gratuita de prevenção ao câncer de mama, realizada com apoio do então secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes. Durante uma semana, 1.224 mulheres foram atendidas e milhares de agasalhos arrecadados em auxilio a entidades beneficentes da cidade.

    

A iniciativa abriu espaço para que, em outubro daquele mesmo ano, 1.175 homens, preocupados com a prevenção do câncer de próstata, também passassem pelo CECAN, que reconvocou os casos suspeitos para biópsias. A iniciativa contou inclusive com o apoio do Rotary Piracicaba e do jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira.

Os resultados foram tão positivos que as campanhas preventivas se tornaram uma das marcas do CECAN. Em julho 98, a Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero mobilizou 1.500 mulheres, movimento que contou com a presença do então secretário de Estado da Saúde, José da Silva Guedes, que abriu o evento.

     

Em março de 99, outras 1.727 mulheres retornaram à Unidade para a IV Campanha Preventiva do CECAN. Desta vez, em atendimento à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, o alvo foi novamente o câncer de mama, iniciativa que contou com apoio do bispo Dom Eduardo Koaik e reverteu os alimentos arrecadados para a Diocese de Piracicaba.

     

Em 2.000 o CECAN lançou o programa Sábado Sem Câncer. Na primeira ação do programa, 497 homens se submeteram a exames para detecção e prevenção do câncer de próstata, movimento que resultou na arrecadação de alimentos para entidades assistenciais.

 

No final daquele mesmo ano, o CECAN reforçava sua referência no tratamento ao câncer e apresentava relatório, evidenciando um crescimento de 13% da doença na cidade em decorrência do esforço para identificação de novos casos.

Em 2015, 500 pessoas se submeteram a exames para detecção e tratamento do câncer de fígado, ação que contou com o apoio do IVIP- Instituto de Vacinação e Infectologia de Piracicaba para identificação a e tratamento dos casos.