Cecan

CECAN usa Tribuna da Câmara para falar sobre o câncer

Fernando Medina Cunha ocupou a tribuna da Câmara na quinta-feira (30)

No último dia 30 de agosto, um dia antes de o CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba receber médicos, funcionários, pacientes, autoridades, amigos e convidados para a solenidade alusiva aos seus 25 anos de existência, o médico Fernando Medina Cunha, um dos diretores da Unidade, utilizou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores para expor as constantes ações promovidas pelo CECAN com vistas à prevenção e educação sobre o câncer, contribuindo para elevar os níveis de cura da doença em Piracicaba e região.

“Quando começamos, em 1993, 80% dos pacientes encontravam-se nos estágios clínicos 3 e 4, que apresentam pequenas chances de cura. Hoje, 90% doa pacientes chegam ao CECAN com a doença em estágio clínico 1 e 2, quando a chance de cura é de até 90%”, disse o oncologista ao falar aos vereadores e à população.

Medina destacou os 25 anos de atividades do Cecan que, segundo ele, começou pequeno, pois quando chegaram à Santa Casa de Piracicaba, passaram a ocupar o espaço da antiga Psiquiatria, onde a equipe começou a atender os 173 pacientes com câncer, no primeiro ano. “Hoje, a Unidade registra cerca de 1.200 novos casos de câncer a cada ano”, disse. Ele também informou que 85% dos atendimentos ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que, na cidade, os tumores mais prevalentes são o câncer de mama, com 30% dos casos; e o câncer de próstata, com 18% das ocorrências.