Cecan

CECAN recebe aplausos da Câmara

Honraria deve-se aos resultados do trabalho desenvolvido pela Unidade Oncológica ao longo de seus 25 anos

O oncologista Fernando Medina é um dos diretores do CECAN, referência regional na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com câncer

O CECAN (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) recebe nesta sexta-feira, 21, Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba, numa iniciativa do vereador André Bandeira. “Não poderia deixar de me manifestar quando a Unidade Oncológica de referência para a nossa cidade e região completa 25 anos de excelentes serviços prestados, contribuindo não apenas para o tratamento de milhares de pessoas, mas também para a conscientização preventiva de uma doença que já se apresenta como a segunda causa de morte no mundo”, justificou Bandeira.

A entrega da honraria acontecerá a partir das 8h30, no salão de convenções do Hospital e reunirá membros da direção, gestores, lideranças e funcionários da Santa Casa e do próprio CECAN. “São 25 anos de dedicação e amor à vida”, disse o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN ao lado dos oncologistas André Gemeinder de Moraes e Mary Thereza da Silva.

Segundo ele, o CECAN se destaca também pelas importantes pesquisas clínicas e pelo fornecimento de medicamentos dificilmente encontrados no mercado brasileiro. “Com apoio da Santa Casa e sob o comando de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, chegamos à expressiva marca de 25 mil pacientes atendidos, 85% deles pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse Medina.

Ele revela que o serviço começou a funcionar em 1993 com 198 pacientes e, hoje, registra 1.200 novos casos de câncer a cada ano; incidência impulsionada pelo ritmo da vida moderna associado ao avanço tecnológico, que proporciona diagnósticos cada vez mais precoces e tratamentos menos invasivos e mais eficientes.

 

Com relação aos números, no CECAN, o câncer de próstata bate recorde, com 28% das ocorrências. Em seguida, aparece o câncer de mama, com 23% dos casos. Em terceiro lugar, está o câncer de colo retal, com 15% dos casos; seguido pelos cânceres de útero, pulmão, ovário e linfoma.

Apesar de 65% dos casos serem provenientes de Piracicaba, o CECAN é referência para outros 25 municípios da região; destacando-se como um dos mais modernos e bem equipados serviços de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com câncer por meio da quimioterapia, da radioterapia e da hormonioterapia.

O CECAN conta ainda com farmácia própria para a manipulação de quimioterápicos e laboratório para exames, promovendo o acompanhamento do paciente durante o tratamento, até que ele receba alta médica.


Matéria publicada no jornal Gazeta de Piracicaba em 20.09.18