Cecan

Atividades marcam o Outubro Rosa no CECAN

Iluminação do prédio, palestras motivacionais, visita a empresas, oficina da beleza e micropigmentação integram a programação

Iluminado de rosa, o prédio do CECAN é um símbolo do compromisso da Unidade com ações preventivas de combate ao câncer

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba preparou uma programação especial para reverenciar o Outubro Rosa, período dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. “Precisamos abraçar essa causa e ajudar mulheres a enfrentar a doença, por meio do conhecimento e do diagnóstico preventivo”, disse o oncologista Fernando Medina.

Diretor do CECAN ao lado dos oncologistas André Gemeinder de Moraes e Mary da Silva Thereza, Medina promoverá a abertura oficial das atividades a partir das 19 horas desta segunda-feira, 1º de outubro, acionando as luzes que iluminarão o prédio da Unidade de rosa. Em seguida, palestra com a psicóloga e life coach, Samantha Pivoto, que falará sobre as formas de se “Reinventar: Quais caminhos te ajudam a sair da zona de conforto?”.

A noite será marcada também pela exposição de depoimentos de pacientes que enfrentam o câncer. Intitulada “CECAN 25 Anos – Eu Não Tenho Mais Medo do Câncer”, ela é composta por dez banners com histórias de vida que ajudam a associar a doença à gestação, enfrentamento, determinação, gratidão, sinceridade, superação, dedicação e confiança.

“São exemplos de pessoas que aprenderam a enfrentar o câncer com coragem e disposição, pois descobriram que o câncer tem cura e que a medicina evolui a passos largos na busca por tratamentos cada vez mais modernos e eficazes”, disse Medina, ressaltando a importância do conhecimento e do diagnóstico precoce no combate ao câncer.

Ele ressalta que, para estimular e promover a auto estima, aspecto importante ao enfrentamento do câncer, o CECAN proporcionará também micropigmentação de aréolas dos seios e sobrancelhas de pacientes em tratamento. A ação ocorrerá no dia 10, a partir das 8h30, com a equipe de Ana Savoi. Às 8h45, tem oficina das unhas com a Bem Beleza e, às 9h, oficina da beleza com a equipe Mary Kay. Na sequência, palestra com a master coach Ivonete Oharomari para uma ampla abordagem sobre “A imagem que transmitimos”.

A alimentação do paciente com câncer, que impacta diretamente em sua qualidade de vida, também ganhará espaço no debate por meio de palestra a ser proferida pela nutricionista oncológica Marina Ossick, no dia 18, às 8h30. Às 9h, apresentação do Grupo Amigas da Onça, integrado por mulheres portadoras de câncer de mama que se uniram em prol da prevenção. Na sequência, intervenção artística cômica com Leonardo Moraes, que dará dicas para “Insistir e não desistir”.

Encerrando a programação na Unidade, palestra no dia 26, às 8h30, com a médica mastologista Flávia Manbrini, que superou um câncer de mama. Às 10h, atividade com a educadora física Priscila Ims.

O oncologista Fernando Medina revela, porém, que as atividades foram estruturadas para ultrapassar as barreiras físicas do CECAN e, desta forma, por meio do programa “Quem Procura, Cura”, a Unidade estará presenta também em empresas de Piracicaba e região, promovendo palestras para levar mensagens preventivas de combate ao câncer.