Cecan

Compromisso com o CECAN

Em visita à Instituição, deputados Padilha e Professora Bebel disseram que farão gestões para agilizar a instalação do acelerador linear na Unidade de Radioterapia

Eleitos recentemente pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado federal Alexandre Padilha e a deputada estadual Professora Bebel estiveram ontem, 12, em visita à Santa Casa de Piracicaba, onde foram recebidos pela Mesa Diretora e Administrativa da Instituição, pelo diretor da DRS-10 (Direção Regional de Saúde), Hamilton Bonilha de Moraes e pelo diretor do CECAN (Centro do Câncer), Fernando Medina.

“Ajudar a Santa Casa é a forma de reconhecimento a uma Instituição que sempre trabalhou em favor da comunidade”, disse Bebel, autora do convite que trouxe Padilha à cidade. “Esta é a minha primeira visita oficial depois de eleito”, disse o deputado, que foi ministro das Relações Institucionais no Governo Lula e ministro da Saúde no Governo Dilma.

Ele revelou conhecimento sobre a trajetória das filantrópicas, responsáveis por mais de 50% de toda assistência SUS (Sistema Único de Saúde) praticada no Brasil e disse que está disposto a se comprometer com organizações que, como a Santa Casa, trabalham com afinco e qualidade.

O provedor João Orlando Pavão lembrou que a estrutura extremamente moderna e resolutiva da Unidade de Oncologia/ CECAN do Hospital fez com que o serviço fosse incluído no plano estratégico traçado pelo Ministério da Saúde para promover a expansão da radioterapia no Brasil pelo SUS. “140 novos e modernos equipamentos estão sendo instalados no país; um deles no Centro do Câncer da Santa Casa”, disse o provedor, solicitando ajuda dos parlamentares para agilizar o processo de liberação do equipamento junto ao Ministério da Saúde. “Já temos o espaço e aguardamos, agora, o novo equipamento em substituição ao já existente”, explicou Pavão, que também é membro da diretoria da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) e da CMB (Confederação das Misericórdias do Brasil).

O empenho foi reiterado pelo diretor da DRS-10, Hamilton Bonilha, que citou a importância estratégica da Santa Casa para a saúde pública da região. “A Instituição é referência regional, inclusive, para muitos procedimentos de alta complexidade”, pontuou.

Segundo o deputado Alexandre Padilha algumas instituições de saúde foram excluídas do programa por não apresentarem viabilidade técnica para instalação do equipamento, um acelerador linear de alta tecnologia desenvolvido para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos contra o câncer por meio da radioterapia. “Os equipamentos estão sendo instalados em hospitais criteriosamente selecionados em 14 estados e no Distrito Federal, contemplando todas as regiões do país”, disse.

O médico Fernando Medina, diretor do CECAN, falou sobre a crescente demanda por radioterapia no país. “Em 2010, foram realizados 8,3 milhões de procedimentos de radioterapia; em 2016, foram 10,45 milhões, um aumento de 25,9%”, disse, apontando a baixa de oferta de radioterapia no Brasil e os milhares de pacientes que aguardam por tratamento.

Medina explica que a modalidade de tratamento disponibilizado por meio da nova tecnologia é importante para uma série de tumores, pois permite o tratamento curativo, empregando radioterapia associada à quimioterapia como opção de cura para muitos pacientes. “Em casos em que a doença já está em estágio avançado e não é mais curável, o tratamento alivia os sintomas de dor e sangramento provocados pelo tumor”. Desde 2014, estendemos o horário da radioterapia até às 21h, possibilitando acesso a mais pacientes. Com o novo aparelho, é necessário que o município receba do Ministério da Saúde, aumento de Teto Financeiro para custear os novos atendimento e, para isso, contamos com o empenho do nobre deputado”, disse Medina.