Cecan

08.03 no CECAN

Delegada fala a mulheres portadoras de câncer

Durante a palestra que proferiu na manhã da última sexta-feira, 08 de março, a convite do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, a delegada de polícia Juliana Ricci arrancou aplausos do públicos e suscitou inúmeras perguntas ao falar a pacientes e familiares sobre “Os direitos da mulher portadora de câncer”.

O evento foi aberto pelo médico oncologista Fernando Medina que lembrou a importância da mulher, destacando que ela representa mais de 50% da população e que os outros 50% são filhos de uma mulher; ou seja, 100% da população mundial é fruto do amor da mulher. O provedor da Santa Casa João Orlando Pavão e os diretores Adilson Toniolo, Eduardo Paparotto Filho e Celso Castilho também prestigiaram o evento. “Importantíssima e esclarecedora a iniciativa do CECAN”, considerou o provedor.

Segundo a médica oncologista Mary da Silva Thereza, diretora da Unidade, quando o CECAN aborda aspectos do tratamento do câncer em sua forma mais plena, as ações tendem a expandir os limites convencionais da assistência para proporcionar qualidade de vida em diversos outros aspectos; inclusive naqueles que resguardam os direitos e a segurança da mulher portadora de câncer.

 

 

“Por meio do conhecimento, ajudamos nossos pacientes a serem indivíduos cada vez mais ativos na sociedade e a mulher, como parte integrante e lutadora incansável por espaços onde ela seja respeitada e valorizada, precisa saber sobre seus direitos; não apenas como paciente de câncer, mas também enquanto indivíduo disposto a lutar por sua dignidade”, disse.

Doutora Juliana concorda com a abordagem e revela que seu objetivo é contribuir para que essas mulheres estejam informadas e orientadas sobre seus direitos, transmitindo o conhecimento proporcionado pelo CECAN a vizinhos e familiares, de forma a cuidar não apenas da doença do corpo mas também do ser humano que nele habita.

Ela revela, por exemplo, que o paciente com câncer possui direitos especiais na legislação e, a depender de algumas exigências específica, ele pode ter auxílio doença, tratamento fora de domicílio, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aposentadoria por invalidez, amparo assistencial e isenção do imposto de renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, do IPI sobre produtos industrializados e do IPTU em alguns municípios.

“São informações que podem mudar e melhorar muito a qualidade de vida dessas pessoas”, argumentou a delegada.

O evento contou também com café da manhã especial, com a presença da equipe Mary Kay para maquiagem, sessão de fotos e entrega de flores.