Cecan

CECAN direciona oficina de chocolate a funcionários

Proposta é fortalecer vínculo afetivo durante montagem dos ovos de Páscoa da equipe

Cecan - Projeto Doce Vida - Post2_1

O CECAN (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) vai promover nesta quarta-feira, 17 de abril, oficina de chocolate direcionada a funcionários voluntários que queiram participar da confecção dos ovos de Páscoa com os quais a Unidade presenteará seus funcionários.

“Todos os anos, reverenciamos a Páscoa presenteando nossos funcionários com ovos de chocolate; desta vez, por meio do Projeto Doce Vida- Cuidando de Quem Cuida, resolvemos montar os ovos criando uma dinâmica de vivência junto às equipes de trabalho para o fortalecimento do vínculo de união e afeto entre nós”, disse a gestora do CECAN e idealizadora do projeto, Enfª Andréia Klefenz.

Segundo ela, mesmo tendo disponíveis todo o arsenal tecnológico e o melhor preparo técnico, manter uma equipe multiprofissional cada vez mais unida e saudável emocionalmente reflete direta e positivamente no atendimento prestado ao paciente.

Para Andréia, ao conceder um perfil mais holístico à abordagem do câncer a partir de ações que proporcionem e emanem bons sentimentos, é possível criar padrões vibratórios positivos para a criação de um ambiente de otimismo, mais propício à vida, beneficiando a todos indistintamente.

“Quando nos dedicamos à arte manual de produzir os ovos de Páscoa, por exemplo, imprimimos neles a mensagem do afeto, que parece ter se perdido bastante em tempos de internet e praticidade; é isso faz a diferença”, disse Andréia.

Para ela, ganhar um ovo de chocolate feito por um colega de trabalho durante oficina ministrada por funcionários voluntários, não tem preço. “Somos uma segunda família”, disse a gestora, atendo-se também à necessidade de cuidar de quem cuida.

Incentivadores do projeto Doce Vida- Cuidando de Quem Cuida, os oncologistas André Moraes, Fernando Medina e Mary da Silva Thereza, diretores do CECAN, atribuem à ação a capacidade de associar o lúdico e o artesanal a princípios e sentimentos interiores que impactam de forma positiva no processo de tratamento e cura do câncer.

“A atividade mostra que estamos juntos na rotina da assistência, compartilhando conhecimento, tecnologia e competência profissional; e unidos pelo princípio básico de cuidarmos uns dos outros, zelando assim, pelo bem estar de toda a equipe, que tem e assume a missão de cuidar”, disseram.

 

Hábitos saudáveis contra o câncer 

Quando se fala em prevenção e tratamento do câncer, os oncologistas alertam também para a importância dos hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença. Adotar uma dieta saudável, praticar exercícios físicos regularmente, manter-se longe do tabaco e evitar bebidas alcoólicas são os principais exemplos”, disseram.

Segundo eles, estimativas do INCA/Instituto Nacional do Câncer dão conta de que mais de 600 mil novos casos da doença surgirão ao longo de 2019. “Os números revelam a importância da prevenção”, defendeu.

Pelos estudos, o câncer de pele não melanoma, o mais frequente do país, deve chegar a 165 mil novos casos diagnosticados. Já no âmbito da saúde da mulher, o câncer de mama terá em média 59 mil novas ocorrências, enquanto que o de colo de útero, 16 mil. O câncer de intestino em mulheres também alcançará a marca de 19 mil casos; nos homens, 17 mil. Para os homens, a neoplasia na próstata terá um aumento com o registro de 68 mil casos. O segundo lugar é o câncer de pulmão, com 18 mil ocorrências.

Pelas evidências, as regiões sul e sudeste terão mais tumores de intestino. Já nas regiões norte e nordeste, o maior número de ocorrências será no estômago, além de uma grande incidência da doença no colo do útero.

No CECAN, que completará 26 anos de atividades em agosto, 85% dos cerca de 26.000 atendimentos registrados ocorreram   pelo SUS-Sistema Único de Saúde. Segundo os oncologistas, a Unidade registra 1.200 novos casos de câncer a cada ano. “Incidência impulsionada pelo ritmo da vida moderna associado ao avanço tecnológico, que proporciona diagnósticos cada vez mais precoces e tratamentos menos invasivos e mais eficientes”, argumentaram.

Com relação aos números, eles revelam que no CECAN, o câncer de próstata bate recorde, com 28% das ocorrências. Em seguida, aparece o câncer de mama, com 23% dos casos. Em terceiro lugar, está o câncer de colo retal, com 15% dos casos; seguido pelos cânceres de útero, pulmão, ovário e linfoma.

Contra todos eles, os oncologistas indicam frutas, legumes, verduras e cereais integrais, lembrando que esses alimentos ajudam na prevenção do câncer; assim como a atividade física, sejam caminhadas, aulas de dança, trocando o elevador pelas escadas ou até mesmo cuidando da casa ou do jardim. “Esses dois hábitos evitam um fator de risco importante para o câncer: a obesidade”, frisaram.

Outros dois pontos para viver mais e melhor: parar de fumar (ou nem começar) já que o fumo libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas no organismo; e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, que aumenta o risco de desenvolver câncer.

Mulheres devem ter cuidados especiais  

 Para as mulheres, os oncologistas André Moraes, Fernando Medina e Mary da Silva Thereza, do CECAN, apontam alguns cuidados a mais na prevenção de cânceres ginecológicos. O câncer de colo de útero, por exemplo, pode ser prevenido com a vacinação de meninas de 9 a 13 anos contra o HPV e a realização periódica do exame Papanicolau. Já o câncer de ovário pode exigir o uso de anticoncepcionais orais e cirurgias ginecológicas (laqueadura tubária e histerectomia).

Eles informam também que, embora não possa ser prevenido, o câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente. Para isso, é recomendável que a mulher mantenha consultas regulares com seu ginecologista e esteja atenta a qualquer alteração nas mamas. “Além disso, mulheres acima dos 40 anos devem realizar a mamografia periodicamente”, lembrou o oncologista.