Cecan

Câncer e trabalho

Especialista alerta para a importância do trabalho na vida do portador de câncer

Neste Dia do Trabalho, o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN/Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, lembra que o trabalho é essencial para a vida de qualquer pessoa; mas principalmente daquelas que passam por grandes enfrentamentos, a exemplo dos portadores de câncer.
Segundo ele, nestes casos, é importante que a rotina do paciente se mantenha o mais próximo possível da normalidade, seja trabalhando, se divertindo, se exercitando ou se socializando. “Os limites são estabelecidos pela equipe médica junto com o paciente e a família”, explica.
A dica do especialista para esse Dia do Trabalho é associar ao tratamento medicamentoso uma boa dose de energia positiva para redirecionar o pensamento e as intenções com vistas a momentos alegres e produtivos.

 

 

“Não podemos deixar que o câncer domine nossos pensamentos e comprometa toda a nossa vida como se o diagnóstico da doença fosse uma sentença de morte; porque não é. Hoje ela é uma doença crônica tratável e o trabalho, bem como o merecido descanso no feriado, ajudam a redirecionar o pensamento de forma a tirar o foco da doença em promoção do bem estar e, consequentemente, da vida”, disse.

Segundo ele, o paciente que consegue contornar psicologicamente esses problemas e manter suas atividades diárias dentro da maior normalidade possível, aderem mais facilmente ao tratamento quando comparados àqueles que se ‘embotam’ e se entristecem, fechando-se em si mesmos sem querer muita proximidade ou conversa nem mesmo com os parentes e amigos mais próximos.

“São sentimentos e atitudes previsíveis, mas que devem ser encarados, compreendidos e conscientemente afastados”, sugere.

Ele lembra que os atuais tratamentos para o câncer não apresentam efeitos colaterais importantes, de forma que a medicação pode ser ministrada mais vezes, em casa, permitindo ao paciente manter suas atividades normais no dia a dia, inclusive no trabalho.

Tudo isso, claro, em meio a uma rotina que envolva exercícios físicos regulares, alimentação saudável e distância do tabaco e de bebidas alcoólicas.