Cecan

Eficiência e cuidado ao telefone

No Dia da Telefonista, 29 de junho, o CECAN homenageia as profissionais que cuidam com eficiência e carinho dos contatos telefônicos na unidade de tratamento contra o câncer


Quando a gente conhece de perto a atuação dos profissionais que cuidam da rotina assistencial direcionada ao paciente no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, é possível observar uma estrutura organizacional enxuta, em que cada funcionário desempenha exatamente o que é necessário para que o portador de câncer seja atendido em todas as suas necessidades assistenciais dentro da Unidade.


Neste intenso processo, tão importante quanto a atuação dos farmacêuticos, assistente social, psicólogos, administradores, secretárias, recepcionistas, contabilistas, técnicos, médicos e enfermeiros, figura também a telefonista, que atua para que os contatos entre a unidade de tratamento e seus pacientes se estabeleçam com eficiência e harmonia.


Na prática, elas são as primeiras pessoas com quem todas as outras falam quando telefonam para o CECAN. “Chegamos a falar com até 300 pessoas diariamente, dirigindo-nos a elas com respeito e gentileza, sempre”, disseram as telefonistas Sueli Mendes Nunes dos Santos, 41 anos, e Célia Regina Siqueira, 53.


Segundo elas, essas são características básicas da profissional que sabe a importância do que faz. “Mas é preciso ir além”, revelam, lembrando que não se trata simplesmente de operar equipamentos, atender, transferir, cadastrar e completar chamadas telefônicas.


“Precisamos conhecer toda a rotina do CECAN e manter relações de trabalho próximas e afinadas com as equipes, para poder orientar os pacientes e informar com agilidade e segurança os horários de funcionamento de todos os serviços e a importância de cada um deles”, explicam.


São práticas de rotina que revelam a importância do comportamento, das habilidades, das capacidades, dos valores e da ética dos profissionais como diferenciais competitivos de mercado e, sobretudo, como formação da pessoa humana.