Cecan

09 de julho- Dia do Oncologista

Ele não perde a esperança jamais!

Médicos oncologistas do Cecan: Dra. Ana Lucia Leistner, dr. André Augusto Junior Gemeinder de Moraes, dr. Fernando Medina da Cunha, dra. Karina Emy Ishikawa, dra. Katia Cristina Fitas Loureiro, Dra. Mary da Silva Thereza e dr. Werner Roedel Schlupp

No dia 9 de julho comemora-se o Dia do Oncologista, especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento do câncer. Um profissional que tem a importante missão de buscar e revelar ao paciente os possíveis caminhos para o controle ou cura da doença com o mínimo de desconforto, já que quando descoberto no início, as chances de sucesso no tratamento são infinitamente maiores.

“Assim como colegas médicos de outras especialidades, o oncologista tem como principal característica a persistência, a perseverança e a crença de que pode contribuir para o bem-estar e para a qualidade de vida dos pacientes”, disse o médico oncologista André Moraes, diretor do CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba.

A diferença, porém, é que o oncologista é o tipo de profissional que não perde a esperança jamais; afinal, historicamente o câncer é uma patologia grave, potencialmente fatal em uma boa parte dos casos.

“Porém, graças ao trabalho árduo não apenas do oncologista, mas de toda a cadeia de profissionais, cientistas, biólogos, biomédicos e pesquisadores da área básica da oncologia, os resultados de tratamento das inúmeras moléstias agrupadas como câncer, têm sido cada vez mais promissores no sentido de curar pessoas e controlar doenças”, observou Moraes.

Ele lembra que neste contexto, outra ação imprescindível ao oncologista é estudar muito para manter-se atualizado em um cenário que muda a todo instante devido aos avanços da medicina e da tecnologia.

Ele revela que, na prática, a atividade do oncologista envolve desde a orientação epidemiológica de hábitos, dietas e estímulo ao abandono de hábitos nocivos a exemplo do tabagismo; à ações preventivas que evitem complicações de câncer na vida futura.

“Por isso alertamos a todo instante sobre o rastreamento das moléstias mais frequentes, como os cânceres de mama, colo de útero, próstata e pulmão, considerados os grandes vilões da maior parte dos diagnósticos”, disse. 

Por tudo isso, para ele, mais que tudo, o oncologista é o indivíduo que não foge aos desafios; um profissional que aprendeu a lidar com situações de extremo risco e de grande impacto social e emocional para os pacientes.

“O oncologista é o cara que cura quando pode, controla a doença quando ela já não é mais curável e alivia sintomas diante de sua progressão”, disse apontando a abrangência de uma especialidade que trabalha com a prevenção primária, com a prevenção secundária por meio dos diagnósticos mais precoces, com o tratamento e com o alivio dos sintomas quando a terapia não é mais eficiente para tratar a doença.

“Certamente esse mergulho no conhecimento, associado aos inúmeros atrativos decorrentes das tecnologias incorporadas ao tratamento do câncer, tem transformado a oncologia em uma especialidade cada vez mais difundida, respeitada e amada por seus praticantes”, justificou Moraes, estendendo os cumprimentos e o reconhecimento do CECAN a  todos os oncologistas no seu Dia.