Cecan

Toda empresa de sucesso tem um Profissional de Compras de excelência

Neste 19 de setembro, o CECAN (Centro do Câncer da santa Casa de Piracicaba) homenageia a funcionária Janice Barboza pelo Dia do Profissional de Compras, uma função de extrema importância dentro de toda e qualquer organização.

“Ela faz a ponte entre a instituição e seus fornecedores para aquisição dos melhores produtos e serviços aos menores preços, ajudando a garantir a qualidade da assistência e a promover a sustentabilidade financeira da empresa”, disse a Enfª Andréia Dias Klefenz, gestora da Unidade de Oncologia.

Segundo ela, além da responsabilidade por todo o abastecimento de suprimentos e insumos utilizados, cabe ao profissional de compras atuar junto aos departamentos solicitantes para validação dos produtos, análise de sua qualidade, bem como de seu custo-benefício, e gerenciamento dos processos de compra junto aos fornecedores.

“Ela gerencia também os custos desses produtos e serviços, apontando áreas de maior impacto financeiro e aquelas onde a empresa pode economizar sem que isso reduza a qualidade da assistência”, disse Andréia.

Para ela, este profissional deve ter como característica a organização e o planejamento, pois sua atividade envolve análise e respeito a prazos, questões orçamentárias, execução de pedidos, solicitações, abastecimento e reposição mensal de todos os insumos utilizados pela empresa.

“São atividades que exigem comprometimento e atitude para que as equipe multiprofissionais de médicos, enfermeiros e demais profissionais envolvidos tenham às mãos todos os produtos necessários à assistência do paciente com câncer”, disse.

Para a gestora, uma empresa de sucesso tem que, necessariamente, contar com um profissional de compras de excelência. “Ele proporciona conforto e estabilidade para que a empresa trabalhe tranquila”, considerou.

12 anos de história

“Tenho um histórico de 12 anos junto ao CECAN”, conta Janice Barboza, Profissional de Compras da Unidade Oncológica. Ela começou em 2007 como telefonista e, um ano depois, passou a integrar a equipe administrativa no Departamento de Compras, sendo responsável pela aquisição de materiais de escritório, informática, higiene e manutenção. “Há dois anos, assumi também o processo de compra dos insumos hospitalares”, revela.

Ela conta que, na prática, organiza o estoque interno das mercadorias, analisa as requisições de compras dos departamentos, avalia fornecedores, solicita cotações, determina o preço certo, emite os pedidos de compras, acompanha a entrega e a validação dos mesmos.

O desempenho de Janice exige conhecimento em negociação, organização e bom relacionamento com os fornecedores, além de conhecimento dos produtos e serviços. “Estou aqui para manter o abastecimento e a qualidade dos insumos em atendimento às necessidades e satisfação da equipe e dos pacientes”, disse ao revelar que se encontrou na profissão.

“Faço o que amo e entendo a importância do meu trabalho para o outro”, afirmou.