Cecan

CECAN convida para o Outubro Rosa

Médicos, funcionários, autoridades, entidades representativas e pacientes do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba já estão confirmando presença na solenidade marcada para as 19 horas do próximo dia 04 de outubro, quando a Unidade abre oficialmente as atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama.

Na programação,  palestra com o oncologista Sérgio Bruno Barbosa para abordagem do tema “Mulher, sua saúde é muito importante”. Na sequência, música ao vivo com a dupla Carlos & Malú e apresentação da música tema do Outubro Rosa pelo Grupo Amigas da Onça, formado por portadoras e ex-portadoras de câncer de mama. Ao final, luzes serão acionadas concedendo iluminação rosa ao prédio. 

O convite foi especialmente entregue à Mesa Diretora e Administrativa da Santa Casa pelo médico oncologista Fernando Medina, que estará à frente das atividades ao lado dos médicos André Moraes e Mary da Silva Thereza, diretores da Unidade. “Precisamos abraçar essa causa e ajudar mulheres a enfrentar a doença por meio do conhecimento e do diagnóstico preventivo”, disse Medina.

Ao expressar apoio à iniciativa, o provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, reforçou a importância do conhecimento na luta contra o câncer e enalteceu as ações desenvolvidas pelo CECAN que, além do tratamento, concede suporte psicológico a essas mulheres e atividades de apoio por meio inclusive da instituição do Grupo de Artesanato e das Amigas da Onça. “São ações imbuídas de calor humano e focadas na desmistificação da doença; que tem cura, principalmente quando detectada em sua fase inicial”, disse.  

Segundo Fernando Medina,  o CECAN registra de um a dois novos casos de câncer de mama todos os dias e campanhas desta natureza  ajudam muito no processo de conscientização da população para uma série de medidas simples, porém poderosíssimas no combate e controle da doença.  “Só nos últimos dez anos, mais de 1.500 mulheres se submeteram ao tratamento do câncer de mama no CECAN com índice de sobrevida de 85%”, disse.

Ele falou também sobre a importância de se enfrentar a doença com coragem e disposição, pois a medicina evolui a passos largos na busca por tratamentos cada vez mais modernos e eficazes; e destacou a auto estima como aspecto importante ao enfrentamento do câncer.

 “A alimentação do paciente com câncer também impacta diretamente em sua qualidade de vida, assim como o apoio da família e dos amigos”, disse Medina ao justificar a estrutura montada pelo CECAN para garantir suporte assistencial e psicológico ao paciente. “Tratamos o câncer com terapias e medicamentos associados ao acolhimento humanizado e à compreensão”, revelou.