Cecan

CECAN leva música, palestras e cuidados com a beleza a pacientes com câncer

Unidade divulgou sua grade de eventos dedicados ao Outubro Rosa, movimento mundial de prevenção ao câncer de mama

O Centro de Câncer Santa Casa de Piracicaba (Cecan) divulgou a sua programação oficial referente ao Outubro Rosa. O conjunto de ações da Unidade tem à frente o slogan “prevenção nunca sai de moda”. A abertura das atividades será nesta sexta (4), às 19h30, com o médico oncologista e diretor do Cecan, Fernando Medina.

Na sequência, palestra com o ginecologista Sérgio Bruno Barbosa, médico especialista em oncologia ginecológica e mastologia, que abordará o tema “Mulher, sua saúde é muito importante”.

Após a palestra, o grupo Amigas da Onça interpreta o tema do Outubro Rosa e, depois, a dupla Carlos & Malu cuida da trilha sonora na Unidade, durante coquetel. Na quinta-feira da semana que vem, dia 10, a partir das 8h30, o CECAN direciona ação às pacientes com a micropigmentadora Ana Savoi, oficina de beleza com a equipe Mary Kay e sessão de fotos com a fotógrafa voluntária Mara Santos.

No dia 18, sexta-feira, a partir das 8h30, a psicóloga Vera Lúcia Rezende e o médico cirurgião André Perdicaris ministram palestra na recepção da Unidade Oncológica para orientar as pacientes sobre “Como manter a autoestima após o câncer de mama – Mastectomia”.

Na sexta seguinte, dia 25, a educadora física Patrícia Jonas Cardoso apresenta a palestra “Quem dança seus males espanta”, também às 8h30. Encerrando a programação do CECAN, na quinta-feira (31), às 9h30, encontro com Leonardo Moraes, o Palhaço Sorriso, que abordará a importância de sorrir; com nova performance das Amigas da Onça e sessão de fotos com Mara Santos.

“Precisamos abraçar essa causa e ajudar mulheres a enfrentar a doença por meio do conhecimento e do diagnóstico preventivo”, disse o oncologista Fernando Medina. Segundo ele, o CECAN registra de um a dois novos casos de câncer de mama todos os dias e campanhas desta natureza ajudam muito no processo de conscientização da população para uma série de medidas simples, porém poderosíssimas no combate e controle da doença. “Só nos últimos dez anos, mais de 1.500 mulheres se submeteram ao tratamento do câncer de mama no CECAN com índice de sobrevida de 85%”, disse.


Ele falou também sobre a importância de se enfrentar a doença com coragem e disposição, pois a medicina evolui a passos largos na busca por tratamentos cada vez mais modernos e eficazes; e destacou a auto estima como aspecto importante ao enfrentamento do câncer. “Dai a importância das ações voltadas à exaltação da beleza feminina por meio das sessões de maquiagem, fotografia e da música”, justificou.


Ela falou também sobre o impacto da alimentação do paciente com câncer, do apoio da família e dos amigos, bem como da estrutura montada pelo CECAN para garantir suporte assistencial e psicológico ao paciente. “Tratamos o câncer com terapias e medicamentos associados ao acolhimento humanizado e à compreensão”, revelou.