Cecan

Oficina da Beleza propõe autoestima contra o câncer

Atividade integra a programação Outubro Rosa e impacta positivamente o tratamento

Nada melhor que uma boa dose de autoestima para enfrentar todo e qualquer problema que possa aparecer; inclusive o câncer. Com esta convicção, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoveu ‘Oficina da Beleza’ direcionando às pacientes com câncer de mama sessões de micropigmentação com Ana Savoy, maquiagem com a equipe Mary Kay e sessão de fotos com a fotógrafa voluntária Mara Santos.

Segundo a gestora administrativa Andréia Dias Klefenz, o efeito psicológico do bem-estar proporcionado à paciente que redescobre e valoriza sua beleza é surpreendente. “Quando ela se vê ainda mais bonita, esse sentimento se irradia gerando estímulos que certamente impactam positivamente também no tratamento do câncer”, argumentou.

Ela acredita que estas ações revelam que a vida não termina com o diagnóstico; mas pode ganhar novo significado a cada dia, gerando vínculos afetivos de confiança e respeito entre os pacientes e a Unidade Oncológica. “Proporcionar essa oportunidade é uma forma carinhosa de dizer por meio de ações práticas que elas não estão sós e que essa jornada pode ser mais leve”, pontuou.

Opinião semelhante tem a psicóloga oncológica Pedrilha de Goes Baggi. “Elas retornam para suas casas mais bonitas, alegres e satisfeitas em deixar a Unidade maquiadas e micropigmentadas, em contraponto à imagem que a maioria das pessoas têm do paciente oncológico triste e deprimido”, disse. Para Janice Barboza, uma das organizadoras do evento, a atividade proporciona leveza à abordagem do câncer. “O sentimento que elas despertam nessas ocasiões revelam que a felicidade não está na ausência de problemas e dificuldades; mas na forma de encarar a vida”, disse.

Ao traduzir o sentimento das pacientes, Rosa Pompeu, em acompanhamento pós-tratamento, falou de seu entusiasmo e satisfação em participar deste tipo de evento. “Além de adquirir novos conhecimentos, recebemos tanto carinho e atenção que saímos de lá com a autoestima nas alturas; acreditando que de fato há luz no fim do túnel”, disse desejando força e fé a todas as pacientes em tratamento.