Cecan

CECAN realiza exames gratuitos para
prevenir o câncer de próstata

Mobilização tem apoio do IUP- Instituto de Urologia de Piracicaba e do Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba retoma o programa Sábado Sem Câncer e oferece, no próximo dia 09 de novembro, das 8 às 16 horas, exames gratuitos à população para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

A mobilização tem apoio do Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP) e do Instituto de Radiologia da Santa Casa e, segundo o oncologista Fernando Medina, atenderá até 500 homens com idade superior aos 40 anos, ajudando a consolidar a cultura da prevenção dentro do que propõe também o Novembro Azul.

“Para participar, basta comparecer no CECAN com os documentos pessoais, comprovante de residência e doar um quilo de alimento não perecível para entidade assistencial da cidade”, disse o coordenador da Campanha, lembrando que o atendimento se dará mediante a distribuição de senhas.

Ele revela que uma grande equipe composta por médicos oncologistas e urologistas da Santa Casa, com apoio da equipe de enfermagem e profissionais de apoio, realizarão o toque retal e exames gratuitos de PSA- um tipo de exame de sangue que acusa o perfil de saúde da próstata.

“Casos em que o exame físico e o laboratorial apresentarem alterações, serão posteriormente encaminhados para exames de biópsias dirigidas por ressonância magnética no Instituto de Radiologia da Santa Casa e, se necessário, realização de cirurgias por profissionais do IUP e sessões de quimioterapia e radioterapia no CECAN”, disse.

Ele explica que a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, em forma de maçã, situado logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). É responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Segundo o oncologista, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

A expectativa é que cerca de 70 mil novos casos da doença sejam registrados no próximo ano no país, com mais de 15 mil mortes. O aumento observado nas taxas de incidência pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.