Cecan

CECAN realiza 500 exames gratuitos em homens acima dos 40

Mobilização acontece neste sábado, 9 de novembro, das 8h às 16h, mediante doação de um quilo de alimento não perecível e distribuição de senha para o atendimento

Mais de 700 pessoas participaram da última edição do Sábado Sem Câncer (de fígado)

Mais de 50 profissionais entre médicos, enfermeiros e equipes de apoio estão preparados para o Sábado Sem Câncer, que acontece neste dia 9 de novembro, das 8h às 16h, no CECAN-  Centro do Câncer  da Santa Casa de Piracicaba, para a realização de 500 exames gratuitos, destinados a homens com idade acima dos 40 anos, para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.  

A meta é conscientizar o público masculino sobre a importância dos exames preventivos, já que esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre o gênero (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).  

 A mobilização tem apoio do Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP) e do Instituto de Radiologia da Santa Casa e, segundo o oncologista Fernando Medina, ajuda a consolidar a cultura da prevenção dentro do que propõe também o Novembro Azul. 

“Para participar, basta comparecer no CECAN com documentos pessoais, comprovante de residência e doar um quilo de alimento não perecível para entidade assistencial da cidade”, disse, lembrando que o atendimento se dará mediante a distribuição de senhas.  

Ele lembra que em 2019 foram diagnosticados 374 novos casos da doença em Piracicaba, 163 deles estão em tratamento no CECAN e foram detectados nos estágios 2 e 3, em que as complicações são maiores. “A expectativa é que 330 novos casos surjam em 2020”, projetou Medina, ressaltando a importância do diagnóstico precoce da doença, quando as chances de cura chegam a 90%. 

Para este sábado, 09 de novembro, os participantes passarão por anamnese (entrevista), exame físico de toque retal e exames de PSA – um tipo de exame de sangue que acusa o perfil de saúde da próstata.

Casos em que o exame físico e laboratorial apresentarem alterações serão posteriormente encaminhados para o Instituto de Radiologia da Santa Casa para biópsias dirigidas por ressonância magnética multiparamétrica da próstata. Se necessárias, a campanha ofertará também as cirurgias, feitas via laparoscópica pelo IUP, e as radioterapias no CECAN.