Cecan

Técnico em Radiologia

Ele contribui para o sucesso do tratamento do câncer

Os técnicos Carlos Henrique Ruiz, Fernando Chiarinelli Klefenz, Vedenilvam Aparecida Bellini, Alessandro Modoneze Moreno, Antônio Cristovam da Silva Júnior e Anderson Timossi

Cerca de 60% dos pacientes portadores de câncer necessitam de radioterapia em alguma fase do tratamento. Ela utiliza sistemas de planejamento computadorizado para direcionar radiação intensa e localizada na região afetada, com menor comprometimento de órgãos sadios ao redor.

Um processo meticuloso que exige a atuação do técnico em radiologia, profissional que tem o seu Dia comemorado em 8 de novembro.

Ele é responsável por posicionar precisamente o paciente na máquina de acordo com a especificidade de cada caso e operar os equipamentos de radioterapia, executando o tratamento orientado pelo físico médico.

Também prepara o ambiente para a realização dos exames, aplica as medidas específicas à proteção radiológica e cuida das imagens digitais, registradas em arquivos.

No CECAN (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) essas funções são exercidas pelos técnicos Anderson Timossi, Antônio Cristovam da Silva Júnior, Carlos Henrique Ruiz, Fernando Chiarinelli Klefenz e Vedenilvam Aparecida Bellini, grupo que recebe o apoio do dosimetrista Alessandro Modoneze Moreno, cuja formação também é de técnico em radiologia.

Para manter a Unidade de Radioterapia em funcionamento e direcionar assistência a mais de 90 pacientes todos os dias, eles se dividem em turnos no período das 7h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira.

 

“Com base no tratamento proposto pelo médico radioterapeuta, operamos o equipamento de radioterapia para tratar tumores profundos (como os de pulmão e de próstata) e tumores superficiais (como os de pele)”, disseram os técnicos.

Segundo eles, a precisão com que os técnicos posicionam o paciente e operam a máquina de radioterapia impacta no sucesso do tratamento, que administra altas doses de radiação no tumor com menor incidência nos tecidos normais adjacentes.

“O processo é ainda mais complexo e específico porque utilizamos a moderna técnica de radioterapia de intensidade modulada (IMRT), que define a dose de radiação tanto para o órgão alvo como para as estruturas que se pretende proteger”, disseram.

Eles contam que toda a aplicação é automatizada, garantindo que a radiação incida exatamente na área calculada. “O processo pode levar de 10 a 20 minutos, dependendo do paciente, do tipo de câncer e do período específico do tratamento, que pode variar de um até três meses”, explicam.

Para eles, além de empatia e preparo, o técnico em radiologia precisa estar aberto e disposto a absorver os novos conhecimentos que surgem a todo instante, em decorrência do avanço da Medicina e da tecnologia. “Somos eternos estudiosos e, desta forma, contribuímos para o sucesso do tratamento do câncer no CECAN”, disseram.