Cecan

Sábado Sem Câncer de próstata atendeu 500 homens

Mobilização teve apoio do IUP - Instituto de Urologia de Piracicaba e do Instituto de Radiologia da Santa Casa

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba retomou o programa Sábado Sem Câncer e ofereceu, durante todo o dia 09 de novembro, exames gratuitos à população para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.
A mobilização contou com apoio do Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP), do Instituto de Radiologia da Santa Casa e do Laboratório Vozza e, segundo o oncologista Fernando Medina, atendeu 500 homens com idade superior aos 40 anos, ajudando a consolidar a cultura da prevenção dentro do que propõe também o Novembro Azul. 

Homens passaram por exames, entre eles, o de PSA

Na primeira etapa da Campanha, 50 profissionais, entre médicos oncologistas, urologistas, equipe de enfermagem e áreas de apoio, submeteram os participantes à anamnese (entrevista), exame físico de toque retal e exames de PSA- um tipo de exame de sangue que acusa o perfil de saúde da próstata.
Segundo o oncologista Fernando Medina, coordenador do Programa, 95% deles não tinham convênio médico, dependendo exclusivamente do SUS- Sistema Único de Saúde para assistência à saúde; e 17% apresentaram histórico familiar positivo.

Ele revela que 80% dos participantes eram da cor branca, 18% da cor negra (que apresenta maior risco para a doença) e 1% da cor amarela. Os números revelam também que 44% deles não tinham escolaridade, 41% tinham escolaridade primária e 15%, nível superior. “68% deles já haviam feito exame da próstata; alguns participaram inclusive de edições anteriores do Sábado sem Câncer”, disse Medina.

Equipe de médicos que atendeu a população neste Sábado Sem Câncer

Do total de participantes, pouco mais de 6%, o equivalente a 32 homens, apresentaram alto risco para o câncer de próstata e serão convocados para exames mais específicos. “Eles tinham mais de 50 anos, histórico familiar positivo, queixa urinária e apresentaram alterações no toque retal”, disse Medina.
Segundo médico radiologista Alexandre Peroni Borges, coordenador do Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba, os casos suspeitos serão encaminhados para ressonâncias magnéticas multiparamétricas da próstata. “O exame é avançadíssimo e detecta a existência de áreas suspeitas para o câncer com um grau de assertividade superior aos métodos convencionais”, disse.

Em complemento à assistência, o médico urologista Tiago Aguiar informa que as cirurgias necessárias serão realizadas pelo IUP (Instituo de Urologia de Piracicaba) por via laparoscopia. “As vantagens é que esse método cirúrgico exige menor tempo de internação e provoca menos sangramento, proporcionando uma recuperação mais rápida”, disse.

Campanha arrecadou 550 kg de alimentos
Apesar da gratuidade dos exames, os participantes foram convidados a enaltecer o aspecto social da iniciativa, que arrecadou 550 quilos de alimentos não perecíveis beneficiando comunidades carentes assistidas pelo Seminário Seráfico São Fidelis. “A caridade ocorre quando o pouco de cada um se soma para obtermos o muito do qual precisamos para auxiliar o próximo”, disse Frei Marinaldo Caetano de Jesus, guardião do Seminário.