Cecan

Novembro Azul reforça compromisso do CECAN com a prevenção

Com o desafio de alertar sobre os perigos do câncer de próstata e divulgar a simplicidade e a eficácia de ações preventivas que podem cercear a doença, o CECAN 9Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) abriu o Novembro Azul no último dia 08 recebendo médicos, funcionários, pacientes, amigos e convidados.

Atentos, eles acompanharam a exposição da médica urologista do IUP, Lia Yumi Ikari, que falou sobre a ocorrência e a prevenção do câncer de próstata.

A solenidade marcou também a retomada do Programa Sábado Sem Câncer no dia seguinte, 09 de novembro, quando o CECAN atendeu 500 homens em parceria com o IUP (Instituto de Urologia de Piracicaba) e com o Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba.

Eles tinham mais de 40 anos e passaram por exame de toque retal e PSA, tipo de exame de sangue que aponta o nível de saúde da próstata. Casos suspeitos serão reconvocados para novos exames e tratamento mediante confirmação da doença.

“Este é um momento único, em que o CECAN dá sua parcela de contribuição para desmistificar uma doença que ainda leva a óbito mais de 300 mil brasileiros todos os anos”, disse o médico oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN.

O médico radiologista Alexandre Borges exaltou a união de esforços entre as três Unidades em benefício da população. “Uma experiência ímpar e de resultados efetivos”, disse. Opinião semelhante tem o urologista Tiago Aguiar, do IUP. “Idealizamos este mutirão em prol da saúde do homem, que está mais consciente de sua responsabilidade para com a sua saúde e com o bem-estar dos que o rodeiam”, disse.

O diretor da Santa Casa, Eduardo Paparotto Filho, que representou o provedor João Orlando Pavão, lembrou que iniciativas como esta fazem com que a Instituição esteja inserida no seio da sociedade, atendendo suas necessidades de saúde mais prementes. “É um compromisso social da Santa Casa”, disse.

Iniciativa de cunho social que, desde 1998, há 21 anos, portanto, o Programa Sábado Sem Câncer direciona atendimento gratuito à população para a prevenção, detecção e tratamento dos mais diversos tipos de câncer.

Registros revelam que, ao longo deste período, as edições anteriores do Sábado Sem Câncer propiciaram o atendimento a mais de 10 mil pessoas.