Cecan

Bingo leva alegria e integração ao CECAN

O Bingo de Natal que o CECAN (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) promove todos os anos para seus pacientes transformou a manhã das mais de 200 pessoas que passaram pela Unidade no último dia 12 de dezembro.

A recepção, tomada por dezenas de prendas, ganhou nova dinâmica com o sorteio e com a torcida de pacientes, familiares, acompanhantes e funcionários, que vibravam a cada conquista.

“Esse bingo e outras atividades que eu tenho presenciado aqui no CECAN tem me feito muito bem e, acredito, a todas as pessoas em tratamento”, disse Maria Dorothéa Ribeiro, 65, paciente do CECAN desde o último mês de fevereiro.

“É o tipo de iniciativa que promove o relacionamento social e isso dá um ânimo a mais, porque às vezes a gente quer só ficar na cama e aqui, a gente se distrai”, disse. Para ele, o bingo, associado às orações e ao trabalho dos médicos, contribui para agilizar a recuperação. “Tenho certeza disso”, afirmou.

O aposentado Benedito de Camargo, 73, paciente do CECAN há dez anos, concorda. “Tudo o que se faz aqui é importante, porque cuida da saúde e deixa a gente feliz”, afirmou. Segundo ele, trata-se de uma parceria que promove a amizade e tira o foco dos problemas de saúde.

 A empresária Jorgiana Elen Liscio, 38, é paciente há um ano e meio e garante que a iniciativa é uma distração para a cabeça. “Quando tem essas atividades, a gente conversa e se integra mais, deixando o ambiente mais leve”, considerou.

Apoiadora deste tipo de mobilização e proprietária do restaurante Porto do Norte, ela contribuiu com o Bingo de Natal doando vales-refeição. O mesmo ocorreu no Outubro Rosa e no Novembro Azul, quando ela doou vales-refeição para os funcionários.

Segundo a funcionária Janice Barbosa, organizadora do Bingo de Natal do CECAN, este é um dos momentos mais esperados por pacientes e funcionários, que também contribuem com a iniciativa.

Ela conta que a verba para aquisição das diversas prendas, entre cafeteiras, espremedores de frutas, batedeiras, liquidificadores, toalhas de mesa, edredons, jarras de vidro, jogos de copos e de tupperwares, entre outros, vem do apoio de empresas parceiras e da venda de produtos doados. “Médicos, pacientes e funcionários também ajudam”, explicou. Segundo ela, este ano, a equipe promoveu a venda de pizzas. “Cada funcionário vendeu uma cartela; mas também já promovemos brechós e a venda de vassoura com peças doadas”, contou.

Janice revela que o maior retorno é ver a felicidade estampada no rosto dos pacientes e da própria equipe, que acaba sendo motivada a promover este tipo de movimento proporcionando momentos de alegria, muitas vezes, em meio à tristeza. “É revigorante”, disse.