Cecan

No universo da mulher, saúde é tudo

Com a proposta de manter a prevenção no centro das discussões, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoverá um grande movimento em alusão ao Dia Internacional da Mulher no próximo dia 06 de março para lembrar que “No universo das mulheres, saúde é tudo”.

O tema será foco da análise que o oncologista Fernando Medina fará junto a pacientes, familiares, acompanhantes, médicos e funcionários da Unidade como forma de alertar que a mulher precisa, mais que nunca, aprender a manter-se bem e saudável, tendo as medidas preventivas como principais aliadas.

“Principalmente nos dias atuais, em que o câncer caminha para ser a doença de maior incidência no mundo, acometendo uma em cada seis mulheres”, justificou Medina. Segundo ele, as estatísticas projetam ainda que uma em cada onze mulheres irão morrer por causa da doença.

Para o especialista, o Dia International da Mulher é uma oportunidade de fazer com que a saúde da mulher faça parte de um debate que interessa a todos. “A mulher dá à luz, cuida do lar, do marido, dos filhos e trabalha fora, muitas vezes em duplas jornadas”, lembrou o oncologista ao apontar a grande relevância da mulher em todos os aspectos da sociedade e o grande estresse que todo esse movimento provoca.

“Saber como lidar com tudo isso, portanto; associando o bem-estar emocional ao bem-estar físico proporcionado por escolhas saudáveis é o grande desafio do século”, observou Medina, enfatizando que cerca de um terço das ocorrências de câncer podem ser prevenidas.

Segundo ele, não fumar é fundamental; assim com manter bons hábitos alimentares e atividade física de rotina; fatores que protegem contra o câncer.

Diante do quadro atual, em que as neoplasias malignas de mama, pulmão e colo de útero são a segunda causa de morte em mulheres, o oncologista recomenda também a manutenção periódica dos exames de rotina; a exemplo da mamografia anual em mulheres a partir dos 40 anos, do Papanicolau a cada três anos a partir dos 25 e da vacinação contra o HPV em meninas de 9 a 13 anos.

Medina lembra que mais de 80% da força de trabalho do CECAN é feminina e revela que 51% dos pacientes tratados na Unidade são mulheres. “Por isso, abordaremos o tema em meio a um café da manhã especial; com sessão de fotos, maquiagem e música ao vivo”, observou o oncologista ao agradecer o apoio dos voluntários Mara Santos, Karlos e Malu e equipe Mary Kay.