Cecan

Coronavirus

CECAN adota medidas para pacientes em quimio e radioterapia

Com base nas informações disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e nas orientações da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) com relação ao coronavirus ou Covid-19, o CECAN- Centro do Câncer da Santa de Piracicaba informa sobre as medidas adotadas junto aos pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

Isso porque o paciente oncológico, frequentemente, tem uma diminuição da imunidade por conta da própria doença, pela recuperação pós-cirúrgica ou, ainda, pelo efeito imunossupressor de alguns tratamentos, como quimioterapia, cortisona, transfusões de sangue e radioterapia; o que aumenta o risco de uma evolução mais agressiva da doença.

Apesar de transitórias, as medidas são necessárias e devem ser seguidas por pacientes e acompanhantes.

A orientação é para que os pacientes não interrompam o tratamento; porém devem comparecer no ambulatório com apenas um acompanhante, que deve ter idade máxima de 50 anos e que não apresente sintomas gripais.

Os pacientes também não devem manter contato físico por meio de beijo, abraço ou aperto de mão e evitar contato com pessoas que tenham sintomas gripais, principalmente se essas pessoas estiveram no exterior.

Outra medida importante é a frequente higienização das mãos e nariz, especialmente após tossir, espirrar ou após contato direto com pessoas doente. Deve-se também evitar tocar nos olhos, nariz e boca e cobrir com lenço de papel a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e, logo em seguida, jogar o lenço de papel no lixo e lavar as mãos.

O paciente deve evitar ainda compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; além de limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Outra orientação importante é evitar aglomerações e, em caso de contato com outros familiares, utilizar máscara cirúrgica descartável e trocá-la quando estiverem úmidas.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.