Cecan

Cecan - Coronavirus - Alimentacao-01

Não existe alimentação ou nutriente milagroso que evite ou trate o coronavirus, até porque a doença ainda é pouco conhecida pela comunidade científica.

Contudo, é possível considerar que uma dieta adequada pode ajudar o organismo e se manter íntegro, com sistema de defesa atuante e maior capacidade para deter o desenvolvimento dos patógenos.

Para isso, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa apresenta grupos de alimentos sugeridos para o fortalecimento do sistema imunológico, com apontamento dos alimentos onde eles são mais facilmente encontrados.

São exemplos o Zinco (presente sobretudo nos frutos do mar, ovos e linhaça), Magnésio (leguminosas, nozes, amêndoas, castanhas, verduras, banana, mamão e abacate), Selênio (castanha do Pará, arroz e gema de ovo), vitaminas A, C e D (frutas, queijo, ovos, vegetais, peixes e exposição ao sol), ômega 3 (peixe, nozes e azeite de oliva), proteínas (carnes, leite, ovos e leguminosas) e complexo B (disponível em todos os grupos alimentares).

Tudo, acompanhado de muita água filtrada para manter a hidratação do organismo.

A preocupação com a alimentação é recorrente não apenas em época de coronavirus. Na verdade, a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Desta forma, umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado.

Para isso, outra dica é evitar alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer. Eliminar ou reduzir o sal e o açúcar também contribui para prevenir novos casos de câncer.

Lembre-se que o prato ideal é composto por um quarto de carboidratos, um quarto de proteínas e metade de salada; especialmente para quem tem câncer.

Fracionar bem as refeições também é importante, assim como apostar em uma dieta rica em fibras, evitar beber líquido durante as refeições e manter uma programação alimentar em consonância com o “relógio biológico” interno.

É sabido que a alimentação é um dos pontos mais importantes da rotina de quem convive com o câncer; pois ela pode favorecer o tratamento e até ameniza alguns efeitos colaterais.

Portanto, aposte na boa alimentação para viver mais e melhor, manter a qualidade de vida e ter um tratamento mais eficaz.