Cecan

CECAN homenageia equipe no Dia da Enfermagem

Na impossibilidade do abraço apertado, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba comemorou o Dia da Enfermagem presenteando cada membro da equipe com uma caneca personalizada.


A enfermeira e gestora Andréia Klefenz citou a história de um copo contendo apenas metade de água e lembrou que os mais céticos veem o copo meio vazio; enquanto os mais otimistas enxergam o copo meio cheio. “Que a caneca nos ajude a direcionar nossos olhares não para o que nos falta; mas para tudo o que temos e já conquistamos até aqui”, explicou.


Segundo ela, a proposta é refletir sobre a importância de olhar para este momento como um tempo de ressignificação. “A pandemia nos levou a novos hábitos e prioridades e precisamos entender a doença como uma oportunidade de crescimento, inclusive das relações pessoais e de trabalho”, disse.


Ela revela que o CECAN tem se adaptado ao formato de relações imposto pelo Coronavírus e encontrado maneiras diferentes de, mesmo diante da pandemia e da distância física, fazer com que o funcionário se sinta reconhecido e amado no seu local de trabalho, onde ele passa a maior parte do seu tempo.


“Somos uma família e nos dedicamos uns aos outros”, disse Andréia, que se considera realizada em sua profissão como enfermeira. “É uma profissão nobre, que nos permite cuidar do outro; mesmo que para isso às vezes tenhamos que renunciar à família, aos filhos e aos amigos”, observou.


Ela conta que este tipo de iniciativa fortalece os “guerreiros em batalha”, que também temem a possibilidade de contaminação. “Como não temos garantias com relação ao novo Coronavírus e não podemos abraçar cada profissional de Enfermagem, deixamos aqui o nosso muito obrigada e a certeza de que lutamos diariamente, juntos, para que tudo fique bem”, disse.


Segundo Andréia, no CECAN, independente da Covid-19, a equipe de enfermagem está sempre pronta para enfrentar qualquer adversidade. “Eles passam por treinamentos e aprimoramentos constantes para que a assistência seja cada vez mais eficiente e humanizada”, concluiu.