Cecan

Uirapuru doa máscaras solidárias ao CECAN

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba foi recentemente beneficiado com a doação de 100 máscaras de tecidos para serem distribuídas junto aos pacientes em tratamento oncológico.

A iniciativa partiu do Projeto Uirapuru que, com apenas quatro meses de existência, já produziu e doou mais de 5 mil máscaras para asilos, hospitais, igrejas e comunidades carentes; algumas beneficiadas também com cestas básicas montadas a partir de produtos trocados por máscaras.

“Não estamos doando apenas máscaras; doamos amor e nosso tempo aos mais necessitados, sobretudo neste momento de pandemia e tantas dificuldades impostas por essa nova realidade”, disse a coordenadora do Projeto, Adriana Mirone Ometto.

Para efetivar a proposta solidária, ela conta com o apoio de sua família e com a retaguarda do time Costura do Bem, que reúne costureiras, cortadores de tecidos, empacotadoras, vendedores de tecido e gráficas. “O amor contagia e estamos todos envolvidos; cada um está fazendo a sua parte para que o todo se concretize”, disse.

Segundo Adriana, a maioria é voluntária. Para alguns integrantes do grupo, porém, a proposta se transformou em oportunidade de trabalho remunerado. Ela revela que direciona parte de sua renda para a aquisição dos tecidos e confecção das máscaras, promovendo doações mediante solicitação das instituições interessadas.

A indicação do CECAN para receber as máscaras partiu de um dos parceiros do Uirapuru, Jonatan Aparecido dos Santos, que esteve em tratamento na Unidade Oncológica há dois anos. “Ele falou do trabalho humanizado que o CECAN desempenha”, contou Adriana ao afirmar que, enquanto ela tiver saúde, o Projeto terá continuidade.

No CECAN, as máscaras foram recebidas pela psicóloga Pedrilha de Goes Baggi, que revelou a importância da iniciativa ao falar sobre o sentimento de acolhimento que o gesto proporciona.

Ela lembra que os pacientes não podem permanecer em casa, pois dependem do tratamento para controlar o câncer e que, neste cenário, a máscara chega também como símbolo de cuidado e atenção. “Um presente que acolhe a alma e amplia as barreiras contra o Coronavírus”, considerou ao reforçar os agradecimentos ao Projeto Uirapuru e Costura do Bem.