Cecan

Belas com Lenço doam adereços a mulheres em tratamento no CECAN

Um lenço diferente; confeccionado em viscolycra na forma de turbante, para não esquentar, não escorregar da cabeça e facilitar a colocação.

 

Com esses diferenciais, os 250 lenços doados ao CECAN pelo projeto Belas com Lenço proporcionaram momentos especiais a mulheres em tratamento que apresentaram queda de cabelos.

 

“O novo corte do lenço faz com ele seja prático sobretudo para pacientes com mobilidade reduzida no braço devido a cirurgias oncológicas de mama”, disse a colaboradora do projeto, Luciana Sanjuan Rodrigues, 47, que venceu o câncer há 10 anos.

 

Segundo ela, junto ao lenço, devidamente embalado, a paciente recebe também um bilhetinho manuscrito, com mensagem de fé e otimismo. “Assim elas podem sentir um pouco do nosso carinho e do quanto torcemos por elas”, observou. 

 

Ela conta que o grupo existe há cerca de seis meses e foi formado a partir da união entre as integrantes do curso de costura que faz. “Somos em 24 amigas costureiras e nos unimos para comprar os materiais, produzir e distribuir gratuitamente os lenços a diversas instituições de saúde, e também para os que mais precisam deles”, disse.

 

Ao falar da história do grupo, Luciana revela que tudo começou quando teve acesso ao vídeo de uma médica radiologista e artesã que desenvolveu o modelo do lenço especialmente para uma amiga em tratamento oncológico. “Entrei em contato com ela, falei da nossa intenção e ela, prontamente, nos enviou o molde e demais instruções”, contou Luciana.

 

Para a psicóloga do CECAN, Pedrilha de Goes Baggi, além da doação de adereços diferenciados, os integrantes do Belas com Lenço praticam a doação de si mesmos, por meio da dedicação e do trabalho que resultam em lenços que, segundo ela, podem amenizar a dor do outro. “São atitudes que proporcionam momentos de afeição e alegria”, pontuou em agradecimento.