Cecan

Cecan recebe novo equipamento de radioterapia e amplia assistência

Além do equipamento doado pelo Ministério da Saúde, Unidade promoveu upgrade tecnológico implementando técnica de radioterapia de intensidade modulada de última geração

Incluído no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia em fevereiro de 2018, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba recebeu ontem (27) do Ministério da Saúde um acelerador linear de partículas, novo equipamento de radioterapia orçado em R$ 1,9 milhão.

Outros R$ 2,5 milhões foram investidos pelo próprio CECAN para adequar a moderna estrutura na qual o novo equipamento está sendo montado e promover o upgrade tecnológico do equipamento de que a Unidade já dispunha, permitindo a implementação de técnica de radioterapia de intensidade modulada de última geração.

O oncologista Fernando Medina, diretor da Unidade Oncológica, revela que com dois modernos equipamentos, o CECAN poderá dobrar o número de atendimentos e ampliar o acesso da população a procedimentos oncológicos de alta performance e qualidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo ele, o CECAN mantém uma média anual de 1.200 pacientes em tratamento, sendo 65% deles, em média, submetidos a sessões de radioterapia como procedimento terapêutico de controle e cura do câncer. “Piracicaba está inserida em uma região em que o aumento do número de casos de câncer aumenta de forma constante e exponencial”, justificou.

O diretor observa que, em decorrência da nova tecnologia, o CECAN promoveu também a capacitação tecnológica dos profissionais envolvidos e a contratação de novos profissionais, agregando valor e novas experiências associadas a equipamentos de alta tecnologia e tratamento de ponta. “Estamos recebendo novos médicos oncologista, radioterapeuta, técnicos e físico-médico para adequar o nosso staff ao aumento da capacidade de atendimento”, observou o oncologista.

Para o provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, o investimento concede ainda mais excelência à assistência oncológica que a Instituição concede a Piracicaba e região através do CECAN. “São ações implementadas com o firme propósito de contribuir para aumentar a oferta de assistência oncológica diferenciada do ponto de vista físico, humano e tecnológico, melhorando a qualidade de vida da população”, considerou a provedor ao cumprimentar a direção do CECAN pela parceria, iniciativa e empenho.

Nova técnica reduz toxidade e efeitos colaterais do tratamento

A chegada do novo equipamento, associada ao upgrade implementado em seu parque tecnológico, permite ao CECAN utilizar a técnica VMAT (arcoterapia de intensidade modulada) no tratamento do câncer por radioterapia.

De acordo com o físico-médico André Irmer, coordenador do Setor de Física Médica, a nova tecnologia disponibiliza ferramentas computacionais mais eficientes de planejamento do tratamento com a obtenção de melhores resultados.

“Isso porque a arcoterapia permite administrar precisamente altas doses de radiação no tumor alvo e minimizar sua incidência nos tecidos normais adjacentes”, explica. Segundo ele, ao definir a dose tanto para o órgão alvo como para as estruturas que se pretende proteger, é possível respeitar os níveis de tolerância de cada órgão, diminuindo a toxicidade do tratamento com a sensível redução dos efeitos colaterais.

“O tratamento com VMAT reduz os danos aos tecidos normais e é bastante utilizada para tratar tumores localizados próximos a órgãos ou estruturas importantes, como os tumores de próstata, cabeça e pescoço, tumores ginecológicos, gastrointestinais e tumores do sistema nervoso central; sendo eficiente também no tratamento dos tumores pediátricos, devido à alta capacidade de redução da dose nos tecidos sadios”, revela o físico-médico.

A equipe, multidisciplinar, é composta por um grande número de profissionais altamente qualificados, a exemplo do médico radioterapeuta, do físico médico, do dosimetrista, dos técnicos de radioterapia e dos enfermeiros. São eles os responsáveis pela verificação precisa da dose a ser administrada no paciente, por meio de equipamentos e programas de controle da garantia da qualidade para cada plano do tratamento.