Cecan

Ações online marcam o Outubro Rosa no CECAN

Uma programação especial, repleta de atividades online e oficinas presenciais com todos os cuidados necessários à segurança e conforto de pacientes e funcionários foi organizada pelo CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba para que o recado preventivo do câncer de mama se revigore no Outubro Rosa.

Na abertura, vídeos-depoimentos de médicos do Corpo Clínico da Unidade, frases motivacionais elaboradas por funcionárias, apresentação da música tema do grupo Amigas da Onça e a inserção nas redes sociais de mensagens de mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, permitindo o compartilhamento de experiências que alargam os horizontes do tratamento, da prevenção e da cura da doença.

Também constam da programação sorteio de brindes e oficinas de maquiagem para os olhos nos dias 09 e 30, com equipe Mary Kay; e micropigmentação de sobrancelhas e aréolas nos dias 15 e 21, com Ana Savoy e equipe, mediante inscrições prévias.

“Nosso objetivo foi conceder voz às mulheres que trabalham nesta Instituição, bem como às integrantes do grupo Amigas da Onça e aos nossos médicos para que possam contribuir com mensagens de amor e de conscientização frente ao outubro Rosa”, disse a gestora Andréia Klefenz. Ela alerta para a necessidade dos exames de rotina e reforça a importância do autoexame. “Nós mulheres, temos que nos tocar”, disse.

A psicóloga Pedrilha Goes, uma das organizadoras das ações, revela que a intenção foi ‘liberar’ o rosa que há dentro de todos. “No universo do câncer, o rosa simboliza todo esforço e ação empreendidos para estimular o autoexame como sinônimo de amor e solidariedade. E essa é uma prerrogativa de todos, homens e mulheres em prol da vida”, justificou.

Segundo os oncologistas Mary da Silva Thereza e Fernando Medina, diretores do CECAN, caso não haja conscientização que leve a mudanças de hábitos, o câncer de mama seguirá liderando as estatísticas de câncer em mulheres, com mais de 66 mil novos casos e 18 mil óbitos só este ano no Brasil.

Eles farão a abertura e o encerramento da Campanha, respectivamente, nas manhãs dos dias 1 e 30 de outubro, para lembrar que, de todos os cânceres que acometem a mulher, o de mama é o mais frequente, representando 30% das ocorrências.

“Devemos mudar isso. Precisamos buscar todas as formas de levar esse recado ao maior número de mulheres, e de homens também, para que o câncer de mama seja rastreado em fase inicial e a cura seja de fato possível”, consideraram os oncologistas, lembrando que o prédio do CECAN já está iluminado de rosa à noite concedendo maior visibilidade ao recado preventivo.