Cecan

Violinista surpreende pacientes com apresentação no CECAN

O violinista Sílvio Luis dos Santos, 54, conhecido pelo nome artístico de Silviolino, arrancou aplausos e lágrimas e levou muita emoção e alegria aos pacientes em tratamento no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba na manhã da última sexta-feira, 30 de outubro.

Ao lado da equipe independente Mary Kay, que promoveu oficina de maquiagem às pacientes, ele encerrou a programação do Outubro Rosa com uma performance surpreendente que uniu música e expressão corporal, concedendo harmonia e leveza à apresentação. Tudo sob o olhar atento da fotógrafa voluntária Mara Santos.

Músico há 40 anos, Silviolino toca em eventos em cidades da região e do Brasil, bares e restaurantes e ainda arranja tempo para se apresentar como voluntário em instituições beneficentes ao lado da esposa Zuga, 51, que é cantora lírica.

Já gravou 13 discos e um DVD de violino; trabalhou por 15 anos com o cantor Daniel e foi integrante da Banda Búfalo, especializada no estilo country,  com apresentações no Show do Bolinha e nos programas do Faustão e do Gugu.

“Há tempos eu queria me apresentar no CECAN, onde minha cunhada trata um câncer de colo de útero há quatro meses”, disse.

Ele conta que se emocionou quando entrou na Unidade Oncológica. “Toquei na recepção e nas alas de quimioterapia, observando a mudança na expressão dos rostos dos pacientes em tratamento”, disse Silviolino mostrando-se encantado com os sorrisos que recebeu como retorno da ação.

“Não tem preço que pague a sensação maravilhosa de contagiar pessoas; por isso a gente faz isso de coração com o propósito de utilizar o violino para tocar a alma das pessoas e, quem sabe, contribuir para restabelecer a saúde física delas”, disse.

Quem também se encantou com o encerramento do Outubro Rosa foi a diretora de beleza independente da Mary Kay, Ivonete Oharomari e consultoras sob o seu comando. O grupo participa voluntariamente dos eventos do Cecan há 11 anos.

Ela enalteceu a atuação das equipes de médicos, enfermeiros, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta, além da equipe de apoio, pelo nível de acolhimento concedido aos pacientes e revelou que deixar as pacientes mais bonitas durante as oficinas de maquiagem  também é uma forma de promover a saúde e levar qualidade de vida.

“Gratidão eterna pelo espaço que o CECAN nos concede, pois a cada ação, deixamos a Unidade  com grandes lições de vida e com a alma mais leve, brilhante e aquecida, pois as pacientes têm muito a nos ensinar”, considerou Ivonete.

O oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN que encerrou o Outubro Rosa com palestra sobre prevenção ao câncer de mama, lembrou que a unidade é referência no tratamento do câncer para Piracicaba e outras 25 cidades da região; trabalho que, segundo ele, só é possível graças também às ações voluntárias de pessoas como Silviolino e Ivonete Oharomari.

“Eles nos ajudam a acolher nossos pacientes, atitude que vai além do tratamento assistencial impactando de forma positiva a vida dessas pessoas dentro da Unidade”, afirmou o oncologista agradecendo os voluntários pela disposição e apoio.