Cecan

Alimentação saudável auxilia a prevenir o câncer de próstata

Além de reforçar a mensagem de que o câncer de próstata é a segunda maior causa de mortalidade por câncer entre os homens, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba aproveitou o Novembro Azul para lembrar também que o surgimento do câncer está fortemente associado aos hábitos alimentares.

O tema foi abordado junto a pacientes e familiares pela nutricionista Danieli Cordeiro de Araújo Voltani, que falou especificamente sobre o efeito da alimentação balanceada na prevenção e controle do câncer de próstata.

Segundo ela, o consumo de alguns alimentos associados à prática constante de exercícios físicos, ao não-tabagismo e à realização periódica do exame de toque retal após os 45 anos podem prevenir o surgimento da doença. “Com esses cuidados, também é possível detectar a doença em estágios iniciais, aumentando as chances de cura”, lembrou.

A nutricionista apresentou alguns alimentos e seus respectivos nutrientes, vitaminas e minerais, com foco nas vitaminas A, D, C, Zinco e Selênio, em alguns tipos de fibras,  na inulina e no ômega 3. “Falei da importância de inúmeros compostos bioativos para que a população saiba como eles podem ajudar a melhorar a vitalidade do organismo, levando-o a responder de forma mais positiva à prevenção de doenças e ao tratamento do próprio câncer”, ponderou.

A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes. Cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão (80 g), do produto picado ou inteiro.

No outro lado da ponta, encontram-se os alimentos que levam ao aparecimento de doenças, a exemplo de enlatados, frituras, gorduras saturadas e açucares. O alto consumo de carne vermelha também está associado ao surgimento de cânceres.

Danieli explica que, para a prevenção do câncer de próstata, recomenda-se o consumo de alimentos que contenham fotoquímicos, ou seja, componentes naturais com função antioxidante.

Tomate, mamão, cenoura, melancia e goiaba, por exemplo, atuam na prevenção do câncer de próstata por serem ricos em carotenóides e licopeno.Já o brócolis contém miricetina e um tipo de enxofre denominado “sulfurofano”, que reduzem os danos celulares.

Chás verdes também são indicados, assim como a linhaça e a soja, que ajudam a controlar a dosagem da testosterona, o que parece reduzir os riscos para a doença; e o azeite de oliva extra virgem, que contém o ácido oleico, substância anticancerígena.

“Gostaria de deixar como mensagem a certeza de que, mantendo uma alimentação saudável e balanceada, podemos, sim, fazer a nossa parte para nos mantermos mais resilientes e menos propensos a doenças como o câncer”, finalizou.