Cecan

Para pacientes, Dia Mundial do Câncer amplia conscientização

Pacientes do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba acreditam que a instituição do Dia Mundial do Câncer, comemorado em 04 de fevereiro, ajuda a conscientizar as pessoas, sobretudo, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

“A preocupação e o compromisso com a prevenção depende e deve partir de cada um; é preciso se cuidar”, disse Fernando Cesar de Moraes, 60 anos. Ele trata um câncer de próstata há 3 meses e alerta para a extrema importância de identificar o tumor o mais cedo possível.

Maria Elisabete Fernandes Couto Garcia, 75, também compartilha dessa opinião. Ela trata um câncer de mama há três anos e diz que a data também ajuda a lembrar que, para evitar o câncer, é preciso ter uma vida saudável, boa alimentação e manter os exames periódicos em dia. “A gente precisa saber que o câncer tem controle e cura, quando a gente faz a nossa parte”, disse.

Maria Elisabete é mãe de Renata Maria Couto Garcia, 47, que também teve câncer de mama há quase um ano. “Foi um período bem complicado, porque quando a gente recebe o diagnóstico de câncer, a gente fica sem chão; mas com apoio dos amigos e da família, fica mais fácil prosseguir”, disse.

Para ela, a data ajuda a desmistificar a doença e, quando as pessoas falam abertamente sobre ela, fica mais fácil aprender a prevení-la.

Criada em 2000, por meio de iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.