Cecan

CECAN realizará exames gratuitos para hepatite e câncer de fígado

Participantes podem doar 1kg de alimento não perecível ou um pacote de fralda geriátrica

O atendimento ao público ocorrerá nas dependências do CECAN, na Santa Casa de Piracicaba

Por meio do programa Sábado Sem Câncer, no próximo dia 20 de março, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba disponibilizará exames gratuitos para detecção e tratamento do câncer de fígado e das hepatites B e C.

O atendimento ao público ocorrerá no período das 8 às 16 horas nas dependências da Unidade, localizada na Santa Casa, onde 500 senhas serão distribuídas mediante ordem de chegada. Não há necessidade de agendamento dos exames e os participantes podem doar 1kg de alimento não perecível ou um pacote de fralda geriátrica.

Embora qualquer pessoa possa participar, o grupo de maior risco para a doença engloba pessoas com idade entre 45 e 65 anos; principalmente quem sofreu transfusão de sangue, fez uso de seringas de vidro, teve ou tem doenças hepáticas e cirrose e os portadores das hepatites B ou C, precursoras do câncer de fígado.

“Estamos preparados para receber os participantes de mais esta Campanha, respeitando-se todas as normativas de segurança e distanciamento para que o processo transcorra com o mais alto nível de conforto e segurança”, disse o médico oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN.

Segundo ele, mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros e equipes de apoio devidamente paramentados estarão trabalhando para dinamizar o atendimento.

Os participantes passarão por uma consulta inicial para definição do histórico genético e familiar para a doença. Depois, serão submetidos à coleta de sangue para sorologia de hepatite, principal causa do câncer de fígado.

Pessoas com o vírus da hepatite ou casos da doença na família, serão submetidas a ultrassom abdominal e biópsias para confirmação diagnóstica, sendo os casos positivos encaminhados para acompanhamento e tratamento gratuitos com médicos infectologistas e pato-oncologistas.

 

Matéria publicada no Jornal de Piracicaba em 09-03-2021