Cecan

CECAN realizará exames gratuitos para hepatite e câncer de fígado

APM Piracicaba apoia ‘Sábado Sem Câncer de Fígado’

O programa Sábado Sem Câncer, que direcionará exames gratuitos à população para detecção e tratamento do câncer de fígado e das hepatites B e C, no próximo dia 20 de março, nas dependências do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, contará com o apoio também da APM- Associação Paulista de Medicina/Regional de Piracicaba.

A parceria foi selada na manhã desta sexta-feira, 12, durante encontro que reuniu o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN, e o presidente da APM Piracicaba, Ricardo Tedeschi Mattos.

Ao justificar o apoio, Tedeschi considerou que a prevenção, a exemplo do que propõe a campanha, é o melhor caminho para o diagnóstico precoce e para o maior sucesso do tratamento do câncer. “É uma iniciativa importante e benéfica à saúde de todas”, disse. Ele afirmou ainda que “a Santa Casa e o CECAN são instituições sérias, que estão no DNA da saúde de Piracicaba e região”.

Em tom de agradecimento, Medina disse que o apoio da APM enobrece ainda mais a causa, que tem como principal desafio conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção e tratamento do tumor em seu estágio inicial, quando o índice de cura é de até 90%, eliminando a possibilidade de um transplante hepático.

Ele lembrou que o atendimento ao público ocorrerá no período das 8 às 16 horas nas dependências da Unidade, localizada na Santa Casa, à avenida Independência, 953, onde 500 senhas serão distribuídas mediante ordem de chegada.

Não há necessidade de agendamento dos exames e os participantes podem exercitar a solidariedade doando 1kg de alimento não perecível ou um pacote de fralda geriátrica, beneficiando famílias carentes atendidas pela Pastoral da Saúde Piracicaba e os pacientes SUS da Santa Casa.