Cecan

Prefeitura entrega testes rápidos para o Sábado Sem Câncer

Programa realizará testes gratuitos para hepatite e câncer de fígado

Cecan recebe testes rápidos para exames de prevenção e diagnóstico das hepatites B e C

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba já recebeu da Prefeitura Municipal os testes rápidos necessários à realização do Sábado Sem Câncer no próximo dia 20 de março, quando 500 exames gratuitos serão feitos para prevenção, diagnóstico e tratamento da hepatite e do câncer de fígado.

O atendimento ao público ocorrerá no período das 8 às 16 horas nas dependências da Unidade, mediante ordem de chegada e todas as medidas de segurança e prevenção. Não há necessidade de agendamento dos exames e os participantes podem doar 1kg de alimento não perecível ou um pacote de fralda geriátrica.

Segundo o coordenador da Cevisa- Centro de Vigilância em Saúde, Moisés Taglieta, a Secretaria Municipal de Saúde contribuiu com 1000 kits, sendo 500 testes para sorologia da hepatite B e 500, para a hepatite C. “O caráter preventivo da iniciativa é importante para ajudar a manter a saúde da população”, disse Taglieta ao justificar o apoio do Poder Público.

O médico oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN, explica que, além dos testes rápidos para a hepatite, o CECAN colherá também a sorologia para confirmação do resultado.

 “Pessoas com o vírus da hepatite ou casos da doença na família, serão submetidas a ultrassom abdominal e biópsias, sendo os casos positivos encaminhados para acompanhamento e tratamento gratuitos com especialistas”, disse.

Segundo Medina, o processo de atendimento ao público deverá ser rápido e dinâmico nas amplas instalações do CECAN e contará com a atuação de mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros e equipes de apoio devidamente treinadas e paramentadas.

Além da Prefeitura Municipal de Piracicaba, também apoiam o Sábado Sem Câncer de Fígado a APM-Associação Paulista de Medicina de Piracicaba, o plano Santa Casa Saúde, o Instituto de Radiologia da Santa Casa e o laboratório Bayer.

Matéria publica no jornal Gazeta de Piracicaba em 19-03-2021