Cecan

CECAN participa do Parlamento Aberto da Câmara

O oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, concede entrevista ao vivo ao Parlamento Aberto da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a partir das 13 horas desta sexta-feira, 26, pelo perfil do Instagram do Legislativo.

O objetivo é aproveitar o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Colorretal, 27 de março, e orientar a população sobre a incidência, prevenção e o tratamento da doença.

Segundo a jornalista Valéria Rodrigues, diretora de comunicação da Câmara, a proposta do Parlamento Aberto é ampliar a participação popular nas atividades do Legislativo, tendo-se por base a transparência pública, a educação para a cidadania, a inovação e a tecnologia para tornar públicas as principais ações institucionais de interesse público.

“São ações aplicadas através de algumas ferramentas, a exemplo do canal do Instagram do Parlamento, com apoio do Departamento de Comunicação, Rádio Web e TV Câmara ”, disse lembrando que, durante a pandemia, mais de 150 lives foram realizadas, trazendo atores da sociedade para discutir temas relevantes.

Quanto à abordagem desta tarde, o oncologista Fernando Medina revela que o câncer colorretal é um tumor maligno que se instala no reto do intestino grosso. É o terceiro mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de próstata e de pulmão.

Segundo ele, os casos precoces podem começar como pólipos não cancerígenos que, geralmente, não apresentam sintomas, mas podem ser detectados por exames. “Por isso recomendamos a realização de exames para pessoas em grupos de risco ou com mais de 50 anos de idade”, disse.

Como sintomas, a depender do tamanho e da localização, o câncer colorretal pode apresentar alterações nos hábitos intestinais e na consistência das fezes, sangue nas fezes e desconforto abdominal. O tratamento depende do tamanho, da localização e da propagação do câncer e pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia.