Cecan

Pacientes são surpreendidas na última sessão de quimioterapia

Depois de dois anos de tratamento intensivo contra um câncer de mama no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, a paciente Simone Adriana Trombim Silva Laureano, 48, foi surpreendida com uma recepção mais que calorosa ao final da última sessão de quimioterapia. Além uma cesta de flores, ela voltou para casa em carro personalizado por amigos e familiares com cartazes, frases e bexigas para lembrar que aquela era sua última quimioterapia.

A ideia partiu da filha Paola Laureano Esteves, 28, que articulou tudo com apoio dos irmãos, dos tios e da avó sem que a mãe percebesse nada. Para que a discrição fosse ainda maior, ela encheu as bexigas e colou os cartazes no estacionamento da Clínica, enquanto D. Simone estava em tratamento. “As funcionárias da Recepção me ajudaram e quando saímos, elas entregaram as flores, aplaudiram e também se emocionaram”, conta Paola.

Quem também se emocionou foi a mãe de Simone, Angelina Maria Trombim Silva, 67. Ela aguardava a filha no carro ao lado do esposo, Luiz de Lara é Silva, 70, mas acabou indo ao encontro dela e se ajoelhando a seus pés para orar e agradecer a Deus por mais uma vitória. “Minha filha teve uma trajetória de vida muito sofrida e merece todo este carinho e mais esta grande vitória”, disse.

Não bastasse a surpresa que fez à mãe, Paola cuidou de surpreender também a paciente Daniele Cristina Caligaris, 49. Ela trata um câncer de mama há sete meses e, neste período, fez sessões de quimioterapia ao lado de D. Simone, de quem se tornou amiga.

“Nossa amizade extrapolou os muros do CECAN e eu me emocionei muito com a surpresa. Foi maravilhoso e eu não sabia se chorava, se pulava ou se gritava de alegria”, confessou Daniele, que enfrentou o tratamento praticamente sozinha. “Sou divorciada e minha família não é daqui; mas tive apoio do meu filho Lucas, de 11 anos; da minha mãe Neusa de Camargo Caligari, 78, e dos amigos e familiares, que me ajudaram inclusive financeiramente”, disse.

Mas a comemoração não parou por aí. Paola conta que no trajeto de volta para casa com sua mãe e, depois, com Daniele, a realização da última quimio também foi comemorada por diversos motoristas, de carros e motos, que passavam, buzinavam, acenavam e aplaudiam. “Foi muita emoção e muito gratificante poder compartilhar dessa felicidade com tantas pessoas; não imaginávamos isso e, no final, fomos todos homenageados de alguma forma”, disse.

Ainda sob efeito da homenagem inesperada, Simone e Danieli se preparam, agora, para a finalização de seus tratamentos, submetendo-se a sessões de radioterapia. “Vamos vencer mais esta etapa”, disseram.