Cecan

CECAN entrega 300 quilos de alimentos à Pastoral da Saúde

Os alimentos foram entregues pela direção do CECAN e da Santa Casa a representantes  da Pastoral da Saúde de Piracicaba

A Pastoral da Saúde de Piracicaba foi contemplada com mais de 300 quilos de alimentos não perecíveis na manhã desta terça-feira, 6. A iniciativa foi do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, que arrecadou as doações no último dia 20 de março, durante a campanha Sábado Sem Câncer de Fígado, que destinou exames gratuitos para prevenir e detectar precocemente a hepatite e o câncer de fígado.

“A campanha registrou a participação de 452 pessoas, que contribuíram com a iniciativa doando fraldas geriátricas ou alimentos não perecíveis”, disse o oncologista Fernando Medina. Ao lado do provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, e da gestora Andréia Klefenz, ele recebeu o coordenador diocesano da Pastoral, João Correia; a coordenadora da Pastoral na Santa Casa, Irmã Davina Bernardi; o padre Danilo Rúbia Soares, reitor do Seminário Propedêutico do Bairro Nova Suíça; e a voluntária da Pastoral, Adriana Bernardes.

“Nossa campanha foi um sucesso no sentido de alertar e orientar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer e, também, contribuir com a população mais carente que tem sofrido ainda mais com a falta de alimentos nesta época de pandemia”, considerou Medina.

Ao cumprimentar o CECAN pela iniciativa, o provedor João Orlando Pavão classificou a campanha como “um marco valioso para a saúde”, pois além de diagnosticar precocemente a hepatite e o câncer de fígado, permitiu levar alimento a quem mais precisa. “Nosso agradecimento é duplo, nesta manhã”, observou.

Irmã Davina disse que a iniciativa foi inspirada por Deus e a voluntária Adriana considerou a dificuldade em se obter doações de alimentos neste momento. Para o coordenador João Correia, o momento é de gratidão. “Agradeço pela confiança na Pastoral e, sobretudo, pelo apoio concedido à sociedade através da campanha”, disse.

Padre Danilo revela que os alimentos serão distribuídos entre as famílias assistidas pela Comunidade Aliança de Misericórdia e pela Paróquia São Francisco Chavier.  “A Diocese de Piracicaba também está se movimentando para a obtenção de alimentos neste momento tão crítico, de forma que a doação do CECAN nos  é essencial”, disse.