Cecan

Tabagismo causa 8 milhões de mortes todos os anos

No Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, o médico oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN, revela que o tabagismo é um dos principais fatores para desenvolver o câncer de pulmão, o segundo tumor mais incidente em homens e o quarto, em mulheres, no Brasil.

“Trata-se de uma neoplasia com mais de 2milhões de novos casos por ano no mundo; sendo também o tumor que mais mata no mundo, com 1,76 milhão de mortes, devido ao estágio avançado em que a grande maioria é descoberta e tratada”, disse.

Segundo Medina, os números comprovam a importância e extrema urgência de reduzir o número de fumantes e, consequentemente, a incidência de doenças relacionadas ao tabaco.O oncologista alerta inclusive para o perigo do tabagismo por fumantes com pneumonia causada pelo coronavírus. “Eles têm 14 vezes mais chances de progressão da doença para formas mais graves da doença, em relação ao não fumante”, alertou.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, sendo considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.Mata mais de 8 milhões de pessoas por ano; sendo mais de 7 milhões resultantes do uso direto do produto, e cerca de 1,2 milhão de não-fumantes expostos ao fumo passivo.