Cecan

CECAN leva palestras gratuitas a empresas

Organizações interessadas têm até o dia 20 de setembro para se inscrever

As palestras serão conduzidas pelos oncologistas Talita Paiva, Fernando Medina e André Moraes

O CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba abriu inscrições para que empresas de Piracicaba e região possam solicitar palestras a serem ministradas gratuitamente por médicos oncologistas aos funcionários da organização.

As palestras poderão ser presenciais, realizadas dentro da empresa mediante protocolos de segurança; ou virtuais, com retransmissão aos funcionários.

“Quem decide é a empresa, que terá até o dia 20 de setembro para preencher um breve formulário, identificando-se e apontando a forma de transmissão da palestra, bem como o tema a ser ministrado, que poderá tratar do Outubro Rosa ou do Novembro Azul, ajudando a prevenir os cânceres de mama e de próstata”, explicou a psicóloga Pedrilha de Goes Baggi, uma das coordenadoras da iniciativa ao lado da funcionária Janice Barboza, registradora hospitalar de câncer.

Elas lembram que, durante os meses de outubro e novembro, em que se intensificam as campanhas de prevenção aos dois tipos de cânceres mais incidentes no mundo, o CECAN fortalece a prática preventiva levando palestras gratuitas a empresas.

Segundo o oncologista Fernando Medina, diretor da Unidade, este tipo de atividade permite ao CECAN sair do limite físico da Clínica e impactar um número muito maior de pessoas com o discurso da prevenção, que de acordo com ele, pode salvar vidas pois estimula a descoberta de tumores em estágios iniciais ampliando as chances de cura.

Junto aos oncologistas André Moraes e Talita Coelho Paiva, Medina compõe o time de  palestrantes que terão como missão disponibilizar informações sobre essas doenças, esclarecer como se prevenir, apontar incidências, sintomas, fatores de risco e tratamento, fortalecendo o processo de prevenção que se intensifica com o conhecimento. “Fazemos isso por meio do projeto Quem Procura Cura”, disse Medina.

Ele revela que, além deste projeto e das Campanhas alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul, o CECAN mantém outra valiosa ação preventiva, que é o Sábado Sem Câncer, programa que já atendeu mais de 20 mil pessoas nos últimos 20 anos por meio de exames gratuitos para prevenção e detecção dos mais diversos tipos de cânceres.

“O principal objetivo é mostrar que, por meio de exames simples e fáceis, é possível prevenir e tratar o câncer, que se configura em grave problema de saúde pública no mundo”, lembrou.

Imprensa